Durante a 30º Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), realizada dia 30/07, foi feita a apresentação e entrega da Campanha dos “3 Es” do Uso Consciente da Água, desenvolvida pela Agência Universitária de Publicidade e Propaganda (AUPP) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Todo o material produzido pelos universitários foi doado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês às Prefeituras Municipais da Baixada Santista.

Em 2008, a AUPP desenvolveu uma campanha sobre o uso consciente da água para a Unisanta, com peças publicitárias confeccionadas para os elevadores e bebedouros da Universidade. Em 2010, o CBH-BS firmou Termo de Cooperação Técnica com a Unisanta, resultando na adaptação da campanha para o uso Racional da Água. A campanha foi doada a todas as prefeituras da Baixada Santista.

São representantes da Unisanta no Comitê a engenheira civil Alexandra Sampaio (Câmaras Técnicas) e o biólogo Prof. Dr. Camilo Dias Seabra Pereira (Plenária).

De acordo com a equipe da agência, os objetivos foram comprovadamente atingidos na primeira campanha: 92% do público da Universidade (alunos, professores, funcionários e visitantes) visualizaram a campanha; 62,5% indicaram a campanha como criativa; e 37,5% apontaram que a campanha atingiu seu objetivo de conscientização. Como resultado, a Unisanta deixou de usar 100 mil litros de água por mês.

Os “3 Es do Uso Consciente da Água” -Tomando como exemplo os 3 R’s da reciclagem (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), foi desenvolvido um selo com base nas três palavras: Excesso, Equilíbrio e Escassez. A campanha é direcionada às áreas de circulação, elevadores, bebedouros e suporte de copo descartável.