Nesta terça-feira (9), no anfiteatro da Universidade Santa Cecília, foi realizada a solenidade de entrega dos certificados para os alunos do curso de Odontologia que participaram das atividades educativas sobre saúde bucal inseridas nas ações comemorativas dos 25 anos do Programa Preven-tão, realizadas nas escolas de Cubatão e promovidas pela Secretaria de Saúde de Cubatão.

Neste ano, Mário Roberto Leite, coordenador e pioneiro do projeto, convidou os alunos do 3.º ano para participar dos atendimentos. No início de junho, 79 universitários participaram, divididos em duas turmas (manhã e tarde), das atividades de saúde bucal em quatro escolas municipais: UME Almerinda Monteiro de Carvalho e UME Antônio Ortega Domingues, no Jardim Casqueiro; UME Estado de São Paulo e UME Jayme João Olcese, no Jardim Anchieta.

“O contato do acadêmico com os estudantes foi muito importante. Eles fizeram apresentações lúdicas que distraíram e divertiram as crianças e também apresentaram de uma forma descontraída a importância da prevenção em saúde bucal”, explica Mário.

Dra. Rosângela Aló Maluza Florez, coordenadora do curso de Odontologia, conta que o convite feito por Mário foi aceito de imediato e ressalta o entusiasmo no sucesso do projeto, além dos futuros planos de levar a ação em outras escolas.

“Foram entregues kits de higiene bucal, uma parceria da Odontologia Unisanta com a Colgate, e os alunos ensinaram as crianças a fazer escovação, também fizeram teatros e jogos educativos voltados à higiene bucal. O resultado foi maravilhoso, as crianças gostaram demais”, compartilha Rosângela.

Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Educação de Cubatão, Guilherme Amaral Belo Nogueira, e o Secretário de Comunicação Social de Cubatão, Cláudio Barazal.

Guilherme explica que as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde viabilizaram o transporte para os alunos da Unisanta e todo o trâmite para que o projeto fosse efetivamente realizado na cidade. “Os acadêmicos se dispuseram a ir até Cubatão e estar lado a lado dos nossos alunos, cuidando de todos. É uma parceria de tamanha importância para aqueles que precisam da intervenção do poder público”, diz.

PROJETO

O Preven-tão – Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão – é realizado pelas Secretarias de Saúde e Educação e surgiu em 1996 com o objetivo de diminuir o índice de casos de cárie em alunos da rede municipal de ensino incentivando crianças e adolescentes da rede de ensino a se prevenir das doenças bucais.

O projeto estima ter realizado mais de 350 mil atendimentos ao longo de sua história, promovendo a redução dos índices de incidência de cáries e doenças periodontais na população da cidade, sendo voltado para escolas de educação infantil e ensino fundamental (até o 6.º ano).