Na data em que se comemora o Dia do Advogado (11/8), acadêmicos do 4º ano da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília – Unisanta iniciarão um projeto piloto a convite da Justiça do Trabalho e da Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos e Região (AATS).

Sempre às terças e quintas, a partir das 13h30, os alunos assistirão a audiências trabalhistas na 4ª Vara do Trabalho de Santos e, posteriormente, receberão a tutoria do Dr. Samuel Angelini Morgero, juiz responsável pela Vara, e de um advogado trabalhista sobre os casos atendidos.

“A AATS, presidida pela Dra. Vanessa Morresi, nos procurou e juntos fizemos ajustes necessários para que o projeto pudesses sair do campo das ideias e se concretizar. Esse projeto promoverá uma experiências que muitos estagiários não vivenciam. A atividade contará como estágio supervisionado e atividade complementar, além de ser um diferencial na formação profissional que só a Unisanta oferece aos estudantes de Direito no Estado de São Paulo. Trata-se de um piloto que, com certeza, já nasceu exitoso, haja vista a empolgação dos alunos. ”, afirma o Prof. Danilo de Oliveira, docente da Faculdade de Direito da Universidade.

De acordo com a presidente da Associação e ex-aluna de Direito da Unisanta, Dra. Vanessa Morresi, o projeto permitirá que os universitários tenham contato com o dinamismo das audiências, os princípios da oralidade, os artigos utilizados e tudo o que integra a justiça social, a partir do estágio supervisionado.

“A ideia é contribuir com os estudantes de Direito em estágio para que eles não apenas assistam às audiências, mas entendam a visão do advogado, do magistrado e os artigos utilizados. Ter a experiência e a vivência daquele que acompanha o dia a dia da Justiça do Trabalho e despertar o interesse pela área, contribuindo com a sociedade para que a gente forme melhores profissionais”, explica a presidente.

Formada na segunda turma do curso, Vanessa fala sobre suas escolhas pela área e como os alunos podem ser beneficiados com o projeto piloto.

”Me apaixonei pela Justiça do Trabalho nas aulas do Prof. Godoy (Luiz Carlos Godoy, desembargador e docente da Unisanta) e, quando saí da Faculdade, tinha a certeza que queria trabalhar na área trabalhista, mas algumas pessoas não têm essa visão porque você aprende muitas matérias durante os cinco anos e depois se especializa. Por esse motivo, é importante mostrar aos alunos esses princípios da oralidade, estudar o processo, se preparar para a mesa de audiência, olhar os dois lados e pensar à frente e não olhar os atos isoladamente. Você aprende esses desdobramentos”, conclui Vanessa.