Vivian Vicente de Souza, aluna do quarto ano de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi aprovada, em abril de 2010, no processo seletivo para a vaga de Estagiária-Farmacêutica no Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva na cidade de Cubatão. Desde então, Vivian está aplicando seus conhecimentos do curso de Farmácia da Unisanta para ajudar o hospital a conseguir o certificado de Acreditação, documento que atesta a qualidade de atendimento no serviço de saúde.
Durante o processo seletivo, a aluna concorreu com graduandos de de outras instituições e foi selecionada. “A prova foi muita parecida com as que o professor de Farmácia Hospitalar aplicava (…) Tudo o que ele dizia ser importante, que cairia em concurso, pude confirmar que de fato era verdade”, comenta Vivian.
Outro objetivo de Vivian neste estágio é contribuir no processo de Acreditação do hospital junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Uma das coisas que foram implantadas por conta do processo de Acreditação, foi a Farmácia Clinica, e sem as aulas de Farmacologia/Dinâmica/Cinética seria difícil compreender os mecanismos, interações e reações adversas dos fármacos e até mesmo, conseguir falar de igual para igual com os médicos, com base em tudo o que aprendemos”, explica a estagiária.
Através dos estudos adquiridos pela aluna, nas aulas de Farmácia Hospitalar, Vivian procura aplicar seus conhecimentos, ajudando na reestruturação e implantação de coisas que podem melhorar o atendimento, trazer segurança e qualidade para os pacientes, além de redução de custos para o próprio Hospital. Entre as coisas que ela aprendeu, está utilizar a rastreabilidade dos medicamentos e materiais que possuem código de barras, visando manter estoques adequados na sala de fracionamento de líquidos, nas unidades e no carrinho de emergência, deixando somente o necessário e eliminando os excessos, sem riscos aos pacientes.
Vivian elogia a Unisanta, dizendo que foi a base para a sua formação profissional. “ Sinto-me muito feliz e realizada por estar fazendo parte desta Instituição”, declara. “Em dezembro vou me formar e espero ser contratada pelo Hospital”.
ONA – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização não governamental, sem fins econômicos, de Direito Coletivo, com abrangência de atuação nacional. Com o objetivo de promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, a ONA permite o aprimoramento contínuo da Atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País, através do processo de Acreditação.