Confeccionada pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica, técnicos e pelo coordenador do curso Carlos Alberto Amaral Moino, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a tocha, que será utilizada durante os 74º Jogos Abertos do Interior, é um modelo semelhante ao utilizado em Olimpíadas e Pan-americanos.

Em entrevista ao Diário Oficial (D.O.) de Santos, o prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa fala sobre a importância da tocha. “Será um marco nos Jogos Abertos, à altura de competições de nível olímpico”. Papa mencionou a importância da Unisanta, em entrevista ao jornal A Tribuna. “Não seria possível realizar um evento desse porte sem a ajuda das instituições privadas, principalmente a Unisanta, onde todas as suas instalações esportivas serão utilizadas durante os Jogos Abertos.”, afirma o prefeito.

A matéria Tocha dos Jogos Abertos é entregue foi publicada em A Tribuna dia 2/10. “Tocha Olímpica tem tecnologia de ponta” saiu no Diário Oficial, no mesmo dia, com manchete na primeira página.