A Universidade Santa Cecília (Unisanta) espera receber, até novembro, recomendação da Capes para dois cursos de pós-graduação stricto sensu, inexistentes na Região e vitais para seu crescimento sustentado. A informação é da Reitora da Universidade, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, que encaminhou, no primeiro semestre deste ano, para os setores competentes, as propostas devidamente fundamentadas sobre os cursos de Mestrado Acadêmico em Ecologia e Sistemas Costeiros e o de Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica.

A notícia sobre esses cursos foi publicada no jornal A Tribuna, dias 2/10 e 6/10/2010, com entrevistas concedidas pelo organizador dos cursos stricto sensu da Universidade Santa Cecília (Unisanta), professor de Engenharia Marcos Tadeu Pacheco.

Dos cinco novos cursos de stricto sensu previstos para começar em 2011 na Baixada Santista, três são da Unisanta, segundo o jornal. Os programas de Mestrados em Ecologia e Sistemas Costeiros e o Profissionalizante em Engenharia Mecânica da Unisanta aguardam recomendação da .Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Doutorado Europeu em Gestão de Águas Costeiras começará em 2011, graças a um intercâmbio com países integrantes do Projeto Erasmus Mundus, da União Européia. Esse intercâmbio existe desde 2004 e já resultou em cerca de 15 dissertações de mestrado.