Um passeio pelo universo lúdico da sétima arte com brincadeiras, filmes infantis e jogos cooperativos fazem parte da programação da semana da criança no Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, com a Sessão Lanterninha, que será realizada nos dias 13 e 15 de outubro, sempre das 14h às 16h.
Crianças de 6 a 10 anos brincam e experimentam o mundo da sétima arte, por meio de jogos cooperativos, teatro de sombras e exibições de curtas de animação. As atividades são coordenadas pelo jornalista e videomaker Eduardo Ricci.
O objetivo da iniciativa é oferecer às crianças atividades que trabalham a percepção, noção de espaço, raciocínio e criatividade, tudo a partir dos conceitos básicos que compõem a linguagem e a estética do cinema, para, dessa forma, entenderem melhor o mundo do qual fazem parte.
O cinema feito para crianças tem crescido muito nos últimos anos, mesmo assim a criança normalmente só assiste aos filmes dos grandes estúdios americanos. Por esse motivo, os filmes de animação exibidos no Projeto são variados e de países diferentes. Pensando em ampliar suas ações socioculturais, o Cineclube Lanterna Mágica desenvolveu uma série de atividades lúdicas para ensinar, a partir da prática, o que expressa os dois principais significados do cinema: espelho e janela. Janela porque abre a visão das pessoas, e espelho porque permite que as pessoas também se vejam na tela.
As instituições interessadas em agendar gratuitamente a participação na próxima Sessão Lanterninha devem entrar em contato com Eduardo Ricci, pelo telefone (13) 3202-7100, ramal: 257 ou 147 ou pelo e-mail ricci@unisanta.br.