2º Encontro Interligas de Fisioterapia em Oncologia Pélvica e Mamária da Unisanta acontece no dia 23/04

255

A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia (LAFUO) da Universidade Santa Cecília – Unisanta promove o 2º Encontro Interligas de Fisioterapia em Oncologia Pélvica e Mamária no dia 23/04, a partir das 13h30, através da plataforma Sympla.

O evento on-line será realizado em conjunto com a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Pediátrica – LAFN, a Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória – LAFC, o Núcleo de Estudos de Fisioterapia Esportiva – NEFE e a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia – LAFGG.

Entre os temas a serem debatidos estão: Fisioterapia no linfedema após tratamento oncológico na mulher: aspectos associados ao envelhecimento; A oncologia no ambiente hospitalar; Neuropatia pós-linfadenectomia; O retorno na prática esportiva após o câncer de mama; Estenose vaginal na oncologia feminina: o papel da Fisioterapia.

Os temas serão abordados por renomados profissionais da área, como Anke Bergmann, pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer e presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia, Marcela Ponzio, sócia e proprietária da Core Saúde da Mulher e doutora em Tocoginecologia, Barbara Vaz Sarmento, mestranda em Oncologia Mamária e especialista em Saúde da Mulher, Angela Gonçalves Marx, chefe do serviço de fisioterapia do IBCC por 15 anos e doutora em Oncologia, e Milena Trudes, fisioterapeuta do Hospital Pérola Byington.

Para participar, basta acessar o link e se inscrever.

Sobre a LAFUO – A LAFUO é uma é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2013, que entra nos projetos de extensão aliados pela Unisanta. A liga cuida de assuntos ligados à Fisioterapia na área da saúde da mulher (obstetrícia, ginecologia, câncer de mama, câncer pélvico, trabalho de parto, disfunções urológicas, etc.), com a finalidade de promover projetos científicos e comunitários tanto para o público estudantil como para a população em geral.

Participam da equipe alunos desde o terceiro até o décimo semestre do curso de Fisioterapia – experiência que enriquece o conhecimento e o currículo dos futuros profissionais –, além das docentes Alessandra Fernandes Loureiro Orefice e Claudia de Oliveira, como coordenadoras da Liga, e o prof. José Luiz Marinho Portolez, coordenador do curso.