Devido à pandemia da Covid-19, muitas empresas dispensaram a rotina nos escritórios e adotaram o home office. A partir daí, seus funcionários começaram a exercer suas funções diretamente de casa.

O cenário do trabalho a distância pode parecer muito tentador e cheio de benefícios, não é? De fato, tem muitos mesmo, como: mais conforto e liberdade no expediente, rotina mais tranquila sem distrações dos escritórios, sem necessidade de encarar trânsito ou transporte público, entre outros.

Entretanto, se o trabalhador não souber conciliar a vida pessoal da profissional, o home office pode se tornar muito maçante. Diversas pesquisas mostram que desde o início da quarentena, em março e abril de 2020, o número de pessoas que relataram sintomas de estresse, solidão e ansiedade aumentou expressivamente.

É importante entender que a condição remota é benéfica por diversos motivos, mas não existe um molde perfeito nem funciona para todos, mas é possível se adaptar.

Por isso, conversamos com a Profª. Drª. Gisela Monteiro, coordenadora do curso de Psicologia da Unisanta, que selecionou algumas dicas para cuidar da sua saúde mental no período de home office.

Segundo a psicóloga, é essencial ter organização no espaço de trabalho, com conforto térmico, iluminação e equipamento adequado, e de preferência em um cômodo no qual você tenha condições de silêncio.

A segunda dica é organizar seus horários, separando as atividades de trabalho das atividades domésticas, como limpeza, manutenção da casa, sono e refeições. É importante ter disciplina e organização de horários para contemplar as diversas atividades.

Para ela, também é fundamental manter contato com familiares e amigos de forma remota, para conservar as relações, trocar ideia, ou desabafar sobre momentos difíceis.

Gisela também aponta a importância de separar um tempo para atividades culturais, sociais e, principalmente, físicas.

Se você gosta de apreciar música, filmes, artesanato ou também esportes, como alongamento e ioga, é legal adicionar à sua rotina qualquer coisa que possa distrair você das dificuldades e problemas.

Texto: Luiza Pires