Substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos foi o objetivo do Trote Solidário e Ecológico promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Como parte da ação, foi entreguedia 1º de março, na Associação Comercial de Santos (ACS), cerca de meia tonelada de alimentos/litros de água, arrecadados pelos alunos durante o Trote, que serão encaminhados às vítimas do terremoto no Haiti.
Na oportunidade estiveram presentes o diretor de Marketing da Unisanta, Prof. Ms. Marcus Teixeira Penteado; o diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, Márcio Calves, o coordenador do Departamento Universidade Aberta, Gilberto Ghiuro Junior, o professor do curso de Engenharia Elétrica, Alexandre Shozo, além de alunos da Universidade.
Durante a reunião, o prof. Shozo recebeu o Troféu Trote Solidário representando o curso de Engenharia Elétrica, que sagrou-se vencedor da campanha por ter doado o maior número de água e mantimentos. Os alunos que doaram a maior quantidade de alimentos não perecíveis ganharam aparelho de DVD e celulares com câmera digital integrada.
A arrecadação de mantimentos ocorreu ao longo do mês de fevereiro e integrou as ações organizadas pelo Trote Solidário e Ecológico. Como uma das primeiras tarefas a serem realizadas no início do ano letivo de 2010, cerca de 9 mil calouros e veteranos contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social e ambiental. Por todo o Campus foram afixados cartazes divulgando a campanha do Trote Solidário e Ecológico.
Além da arrecadação de alimentos não perecíveis para a população que foi surpreendida pelo terremoto no Haiti, a campanha visou à preservação do meio ambiente, através do recolhimento de pilhas usadas, baterias de celulares, controles remotos e outros objetos eletrônicos que contenham resíduos tóxicos e a entrega de óleo de cozinha.
De acordo com a direção da Unisanta, a ideia de substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos, ainda os une em prol de causas sociais e ambientais.