O projeto Biblioteca Itinerante, do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista/Universidade Santa Cecília (Proler-BS/Unisanta)foi um dos ganhadores do IX Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo, promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo – 8ª Região – São Paulo. A cerimônia de premiaçãofoi realizada dia 12 de março, às 18h30, no Auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP, durante a celebração do Dia do Bibliotecário, parte do calendário de eventos oficiais da cidade de São Paulo.
Idealizado pelo Proler-BS/Unisanta e coordenado pela bibliotecária Cibele Fernandes de Oliveira, do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade, o projeto teve início em maio de 2008, a partir de uma doação de livros feita pela Biblioteca Nacional, com temas de história (cidades brasileiras), artes e comemorações típicas do Brasil (história do carnaval). O objetivo é fazer com que este acervo possa circular entre as bibliotecas públicas, escolares e universitárias da Baixada Santista e não fique restrito apenas aos membros do Proler-BS/Unisanta.
Além dos livros, a Biblioteca Itinerante dispõe de banner, uma listagem de todos os títulos e um carrinho para que possam ser deslocados com maior facilidade até a cidade solicitante. O prazo de permanência desta Biblioteca é de dois meses, podendo ser renovado por mais um mês, desde que não haja outro agendamento.
O Proler-BS/Unisanta ganhou, em 2009, o Prêmio Cidadania sem Fronteiras, do Instituto Cidadania Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, com o projeto Unisanta Cidadã, que discute com educadores e alunos os direitos e deveres das escolas. Em 2008, a coordenadora do Proler-BS/Unisanta, Profa. Conceição Dante, recebeu a Medalha Biblioteca Nacional em reconhecimento ao trabalho do Programa na Baixada Santista.

Prêmio Laura Russo – Com o tema “Empreendedorismo Social: agente de transformação”, o prêmio tem como objetivo divulgar a profissão e promover o reconhecimento de profissionais, estudantes e instituições que desenvolvem ações significativas de incentivo à leitura, à pesquisa, à organização de bibliotecas e outros espaços culturais gerenciados por bibliotecários.
Criado em 1998 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, o prêmio presta homenagem à bibliotecária Laura Garcia Moreno Russo. Formada em Biblioteconomia pela Escola Livre de Sociologia e Política e em Direito pela Universidade de São Paulo, Laura trabalhou como bibliotecária na Santa Casa da Misericórdia de São Paulo e na Academia Paulista de Letras.
Foi diretora da Biblioteca Mário de Andrade e a primeira presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB 1961-1974) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (1966-1968). Atuou como editora do Boletim Informativo FEBAB (1961-1970) e da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (1973-1977).
Realizou diversos estudos na França, Espanha e Argentina. Pelos seus trabalhos na biblioteconomia brasileira recebeu títulos honoríficos nos Estados Unidos e na Alemanha. Dentre os trabalhos que publicou destaca-se: A Biblioteconomia Brasileira: 1911/1962. Faleceu em 2001.