No dia 21 de fevereiro a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) assinou o termo de parceria científica com o Programa Remar, da Refinaria Presidente Bernardes Cubatão, unidade local da Petrobras. A UNISANTA foi uma das ganhadoras da concorrência e participará do programa com o projeto Remangue-Educação. Ao todo serão 15 novos trabalhos de entidades de Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente que realizarão projetos sociais e de meio ambiente.
O Remangue-Educação tem como objetivo a capacitação de lideranças para atuação na gestão de recursos pesqueiros e geração de renda, estimulando a conscientização de jovens e promovendo o reflorestamento de manguezais.
O prof. Fábio Giordano será o coordenador do trabalho da UNISANTA, desenvolvido em parceria com Sest Senat de São Vicente. Giordano é Doutor em Ecologia, diretor da Faculdade de Pedagogia e professor do curso de Ciências Biológicas da UNISANTA. De acordo com doutor, serão construídos viveiros para o replantio das árvores de mangue do bairro da Náutica III, dentro do Sest Senat.
O objetivo é formar jardineiros nas aulas sobre mangue e agentes comunitários que possam levar informações e técnicas sobre o assunto às escolas da região por meio de palestras e minicursos. Para tal, Giordano contará com o auxílio dos estudantes do 4º ano de Ciências Biológicas da UNISANTA, Herbert Santo de Lima e Tatiana Marques, que atuarão como estagiários do projeto.
“Ao final do projeto deverão ser plantadas de 2 a 3 mil mudas de mangue na área do Sest. Além do aspecto social, o projeto contribuirá para a preservação da região costeira e a contenção de sedimentos evitando a invasão da água”, afirma o Doutor.

Programa Remar – Lançado em 2004/2005, o programajá beneficiou mais de 6 mil adultos, jovens e crianças da região. O objetivo é apoiar organizações não-governamentais, associações de bairros e entidades assistências da região a desenvolverem seus projetos a partir de investimentos que contribuam para dar maior sustentabilidade, geração de renda e qualidade de vida às populações carentes.
Ao final do período de patrocínio, as entidades beneficiadas permanecem no projeto como remadores, a fim de prestar auxílios e trocar experiências com as novas entidades selecionadas e promover atividades de capacitação na área social.