A bicampeã brasileira de 5 e 10 km, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, com presença garantida no Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, Espanha, na prova de 10 km, tem a chance, neste domingo (24), a partir das 9 horas, de também obter uma das vagas para a prova de 5 km. Para tal, bastará obter um dos dois primeiros lugares da categoria feminina na 2ª Travessia Nacional Volta à Ilha de Porto Belo, que dá início ao Campeonato Brasileiro de Águas Abertas de 2008.
Marcada para a Praia de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, esta 2ª. Travessia Nacional Volta à Ilha de Porto Belo conta com uma prova aperitivo de 1,5 km, marcada para este sábado (23), a partir das 9h30min. Trata-se da 16ª Travessia Ilha de Porto Belo, válida como quinta e última etapa do 3º Circuito de Maratonas Aquáticas do Estado. A disputa envolve cerca de 600 nadadores.
Já Ana Marcela competirá ao lado de mais 155 atletas, em busca de quatro vagas (duas femininas e duas masculinas), no Mundial de Sevilha, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim. Além da nadadora da UNISANTA, Allan do Carmo e Marcelo Romanelli, também qualificados para os 10 km, atuam no Sul.
Em Porto Belo, só não compete Poliana Okimoto, a quarta integrante da equipe brasileira dos 10 km. Ainda na briga pelas vagas dos 5 km também estarão outros nomes importantes das maratonas aquáticas como Luiz Lima, Glauco Rangel, Pâmela Engel e Carlos Eduardo Pavão.