Com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Retratos da Prostituição: O Meretrício no Centro de Santos, os recém-formados em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Carolina Lucia Ferreiro, Tatiane dos Santos Lima e Vitor Gomes, conquistaram o 1º lugar na categoria graduação na 1ª edição do Prêmio Universitário IBS-Gruhbas de Políticas Públicas para a Baixada Santista.
Além desse, a Unisanta levou outros dois prêmios: o 3º lugar, também na categoria graduação, para o trabalho A Evolução Profissional da Mulher no Mercado de Trabalho, dos recém-formados em Administração de Empresas, Weslla Cardoso dos Santos, Claudia Fernandes Bernardo, Janaína dos Santos Moreira e Elizabeth Childa de Lima. E um Prêmio Especial, surpresa do evento, para o curta-metragem Meu Guri, das jornalistas Cristiane Amaral, Mônica Silva Basile e Wellington Souza Silva, formados em 2007.
Promovido pelas ONGs Instituto da Baixada Santista (IBS) e Gruhbas – Projetos Educacionais e Culturais, o concurso teve o objetivo de tornar públicas as pesquisas desenvolvidas dentro das universidades da região, voltadas à inclusão social. Entre 57 trabalhos inscritos, provenientes de nove instituições de ensino da Baixada Santista, foram selecionadas seis monografias e estudos nas categorias graduação e pós-graduação (três em cada). A comissão julgadora resolveu oferecer ainda um prêmio especial e três menções honrosas, devido à qualidade dos trabalhos apresentados. “Dada a excelência dos trabalhos, que surpreenderam em todos os sentidos, resolvemos conceder, além dos seis prêmios já estipulados, as menções honrosas e um prêmio especial”, afirmou Edson Florentino José, coordenador da Comissão Julgadora.
Premiação – A solenidade de premiação aconteceu no auditório do Sesc, no dia 25/06/08, com a presença do ex-jogador Amarildo do Amaral e do ex-goleiro da Seleção Brasileira Taffarel, respectivamente coordenador e colaborador da ONG Instituto Abrace de Apoio à Criança e ao Adolescente (Abrace).
A ex-prefeita Telma de Souza, presidente licenciada do IBS, destacou o posicionamento dos jovens diante das questões sociais. “Estamos tocando naquilo que é mais importante: a sensibilidade dos nossos jovens, percebida no comprometimento dos mais de 100 universitários que participaram do concurso. Se, na condição de professores, conseguirmos dar olhos, coração e mentes para aqueles que conosco convivem, seremos eternos”.
Emocionados, os componentes do grupo vencedor comentaram sobre a participação no concurso. “Inspirados no filme “Cidade Baixa”, que trata do meretrício em Salvador, nos perguntamos por que não abordar esse assunto. Evoluímos muito em texto, como profissionais e principalmente como pessoas. Foi um grande passo em nossa carreira”, disse Tatiane Lima.