O FESCETE, Festival de Cenas Curtas promovido pelo TESCOM na sua 12ª edição, apresenta nesta próxima sexta feira, (27), no Teatro Municipal Brás Cubas, a partir das 19:30, três cenas que fazem parte do espetáculo em construção ILHAS DE SER(tão) MAR, desenvolvido pelo TEP, Teatro Experimental de Pesquisas, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com textos construídos através de recursos inusitados, salas de relacionamento promovidas pela internet, Orkut e MSN.
Durante cinco meses, o diretor do grupo e organizador do texto final, Gilson de Melo Barros, observando o universo online em questão, foi recebendo e anotando mensagens participativas, propostas de maneira rimada, para a elaboração do texto. Como produto final, vários autores se somaram à contenda, de diversas partes do país, compondo um texto múltiplo, repleto de esquinas de se encontrar e tantas outras de dissimular.
Uma vez concluído o texto, o elenco fixo do TEP tratou de interpretar e se apropriar dos códigos então desenvolvidos. Como resultado, os exercícios de encenação que comporão o próximo espetáculo do grupo, o ILHAS DE SE(tão) MAR, de forma experimental levam ao público do FESCETE esta experiência única. No processo, somaram-se os alunos do 2º ano do curso de Artes da Unisanta, desenvolvendo pesquisas elementares para a conformação dos figurinos, adereços cênicos, músicas originais, maquiagem, assistência de direção e atuação.
O trabalho do grupo poderá ser conferido neste momento de averiguação e avaliação, uma vez que o FESCETE conta com uma Roda de Partilha para discutir os processos criativos de cada proposta apresentada.
Além dos alunos do curso de Artes, o elenco é encabeçado por Emanuella Alves, Fabíola Nascimento, Fabiano Di Melo, Ernani Sequinel e Rosângela Ferreira. Conta ainda com a própria Emanuella Alves e Kadu Veríssimo, na assistência de direção, e João Paulo Rivera na maquiagem.