O Simpósio sobre Derramamento de Óleo na Costa Brasileira, realizado pela ABDEM na Universidade Santa Cecília nesta segunda-feira (16/12), foi destaque na região. Veículos como SantaPortal, Diário do Litoral, Mais Santos, Record TV Litoral, Santa Cecília TV e TV Tribuna noticiaram o evento.

O Santaportal ressaltou os temas presentes no Simpósio. “Entre as pautas do evento estão: Transporte Marítimo e Segurança da Navegação; Atribuições e Ações dos Órgãos Ambientais nos Espaços Marítimos; Reflexos do Derramamento de Óleo na Saúde das Populações Costeiras; Qualidade Ambiental e Impactos na Fauna Marinha; Responsabilidade Jurídica Decorrente de Acidentes com Derramamento de Óleo”.

“Para o presidente da ABDEM, Alexandre Sion, esse é um assunto que infelizmente ocupa os noticiários e que traz uma enorme preocupação para a sociedade brasileira e também internacional. ‘Ter essa oportunidade de reunir tantas pessoas de uma equipe multidisciplinar, de diversas experiências pelo Brasil para trazer isso pra Santos, aqui na Unisanta, é uma grande honra e eu acredito que é um marco para a discussão’”, escreveu o Diário do Litoral. O Jornal da Tribuna – 1ª edição, da TV Tribuna (Rede Globo), também apresentou uma matéria nesta terça-feira (17) com a cobertura do evento.

A presença de Rodrigo Alves, superintendente do IBAMA na Bahia, foi destacada pelo jornal Mais Santos. “Outro órgão presente no evento foi o IBAMA. Para Rodrigo Alves, superintendente do Instituto no estado da Bahia, esse é um evento único, por estar sendo realizado na cidade de Santos, que tem um porto de suma importância para o País. ‘Reunimos aqui pessoas que têm condição, inclusive, conhecimento suficiente para pensar o que é que a gente precisa modificar dentro do nosso sistema legislativo, dentro das nossas ações, para evitar que crises assim aconteçam ou até mesmo para aprimorar as ações de resposta que são dadas para crises desse tipo’”.

“É a primeira vez no Estado de São Paulo que um evento como esse discute a questão de forma multidisciplinar. Além de se preparar para futuros problemas, é preciso mostrar para a sociedade o que de fato acontece na costa brasileira”, disse a apresentadora do programa Record TV Litoral, em matéria exibida no dia 16/12.

Daniel Américo Rosa Menezes, capitão dos Portos de São Paulo, disse, em entrevista para a Record, que a probabilidade da chegada do óleo à Baixada Santista é muito pequena. “A evolução desse incidente vem sendo acompanhada o tempo todo, existem diversos especialistas, estudiosos, cientistas trabalhando com isso e todas as simulações feitas, os estudos feitos indicam que a probabilidade desse óleo, que hoje está ocorrendo no Nordeste, esse vazamento que ocorreu lá, que ele venha a chegar à nossa região ainda é muito remota”.

A professora da Unisanta Maria Cristina Gontijo, organizadora do evento, participou ainda de bancada no Caderno Regional.