Alunos do segundo ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília produzem a revista digital “Por Dentro“, que conta com reportagens dentro de um tema central. No caso deste ano, foi feita uma produção abordando o cotidiano dos moradores dos cortiços no bairro do Paquetá, em Santos. O material foi tema de um artigo de opinião do jornalista Wagner de Alcântara Aragão no site Portal Imprensa.

Logo no título, Wagner declara que o Por Dentro é “um laboratório que resgata a essência do jornalismo”. Em seguida, ele diz que o trabalho jornalístico da equipe de professores e de alunos é um primor. “Põe o dedo na ferida, ao apontar descasos, como a obra paralisada de um conjunto habitacional que tiraria quase duas centenas de famílias de suas moradias precárias de hoje. Mas destaca também as belezas da vida ali – a solidariedade da padaria comunitária – e a luta de Samara Faustino, líder da Associação de Cortiços do Centro, entre outros casos”, disserta o jornalista.

Em seguida, ele continua a sua análise. “Os problemas são escancarados, na medida certa para indignar, sensibilizar e mobilizar, não para estigmatizar mais ainda uma região que já sofre por ser negligenciada por governantes e sociedade. As soluções são ressaltadas, na medida certa para servirem de inspiração, motivação, não para romantização nem conformismo com o caos”, conta Wagner.

Para ler a análise completa de Wagner de Alcântara Aragão, acesse o seguinte site.