Em mais uma iniciativa de responsabilidade social, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) disponibilizou à comunidade serviços na área de saúde, no último sábado (12). As atividades, como parte das comemorações da Semana Internacional da Saúde, foram realizadas no pátio do bloco E do Campus, em parceria com o projeto Saúde não Tem Idade, do Grande Oriente de São Paulo.
Exames para detectar diabetes, pressão alta, cáries, câncer bucal, problemas na coluna, além de orientação sobre medicamentos e atividades físicas foram alguns dos atendimentos oferecidos por alunos e professores dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Educação Física e Odontologia, das 9h às 13h, no Bloco E.
O estivador Jesus Benedito Vieira e sua esposa Suzete do Amaral ficaram muito satisfeitos com os atendimentos. “Fiz o exame da diabetes e medi minha pressão, graças a Deus está tudo em ordem”, diz Vieira. Já Suzete fez avaliação bucal na unidade móvel (trailer) de Odontologia e será encaminhada para tratamento na Clínica da Universidade.
Segundo o estivador quem o alertou sobre o evento foi a esposa, depois de que ler a notícia no Jornal Expresso Popular. “Já vi eventos como este, mas nenhum reunia tantos tipos de atendimentos em um só lugar. Está excelente, a universidade esta de parabéns”, conclui.
A aposentada Ivanir de Almeida Filho também fez a aferição da pressão arterial e passou pelo diagnóstico postural. “Nós da Baixada Santista estamos precisando de ações como esta, aqui tivemos alguns atendimentos que a prefeitura tem dificuldade de oferecer. Quando ouvi na rádio sobre o evento, chamei minha amiga e viemos pra cá, não dá para perder esta oportunidade”.

Atividade prática – Estes atendimentos, além de ajudar o desenvolvimento social da comunidade, também contribuem na formação profissional dos universitários.
Segundo o diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Cheida Faria, esta ações aproximam os alunos do dia-a-dia da profissão. “Procuramos colocar nosso aluno em contato freqüente com a comunidade para que ele aplique, na prática, a teoria dada em sala de aula, sempre orientado por professores.”
Sobre os atendimentos realizados no evento na área de Fisioterapia, o diretor afirma que o grande objetivo é desenvolver uma cultura de ação preventiva. “Queremos identificar de maneira precoce os problemas e de acordo com os diagnósticos, encaminhar ou não o paciente para tratamento na Clínica de Fisioterapia da Universidade.”

Pioneirismo – Outro atendimento realizado no evento foi uma das inovações da Unisanta: o Consultório Farmacêutico. O projeto pioneiro tem a aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e visa orientar portadores de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para a utilização correta de medicamentos. O serviço é oferecido gratuitamente, e o atendimento é realizado por estagiários do 7º e 8º ciclos de Farmácia.