Selecionada para participar do Projeto Rondon 2010 – Operação Mamoré, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) teve seu projeto aprovado na íntegra pelas autoridades do município de Theobroma, em Rondônia.
O professor e coordenador do Projeto Rondon, Dr. Celso Volpe, apresentou o projeto da Unisanta à Coordenação Geral em Brasília e ao prefeito da cidade, enquanto esteve no município. “As ações descritas foram acolhidas com entusiasmo pelos presentes na reunião com o prefeito. Não precisamos fazer nenhuma alteração no projeto”, explica.

A viagem dos estudantes selecionados está marcada para o dia 16 de julho, com a volta prevista para o dia 31.

Reunião – A coordenação do Projeto Rondon agendou uma segunda reunião com os estudantes inscritos no Projeto de 2010, e para aqueles interessados em participar da Operação,para esta terça-feira (1/06), às 15h,na sala 114, do bloco M.

Durante a reunião o Prof. Dr. Celso Volpe comunicará aos participantes as programações finais com as autoridades locais, as acomodações e a infraestrutura necessária para os alunos trabalharem.
Para aqueles que ainda pretendem participar do Projeto, levar a ficha devidamente preenchida na reuniãohttp://www.unisanta.br/noticia/documentos/inscricao-projeto-rondon.pdf

Aos que não puderem comparecer na reunião, entregar ainscrição no laboratório M515 até o dia 1/06,com Daniela ou Kelly. Para a reunião, a coordenação do Projeto Rondon pede que os estudantes levem 1 kg de alimento não perecível.

Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança.

História – O Projeto Rondon, que existe desde 1967, foi interrompido em 1989, pelo Estado. Na primeira fase, o projeto contou com a participação de 350 mil alunos e 13 mil professores. Eles se inscreviam e participavam na cidade onde moravam. Os melhores eram escolhidos para trabalhar em âmbito nacional. Todos realizaram uma série de trabalhos nas áreas carentes do país.

A vontade de resgatar o trabalho foi abraçado pelos estudantes, ressurgindo em 2005, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com o Governo Federal. Hoje o projeto acontece em duas edições por ano, uma em janeiro e a outra em junho.

Retrospectiva – Esta será a 11ª participação da Unisanta no Projeto Rondon. Guajará-Mirim (RO), em 2005; Porto Walter (AC), em 2006, 2007 e 2008; Baião (PA), em 2008, Vitória do Xingu (PA), em 2008; Careiro Castanho (AM), em 2009; Murici (AL) e Santa Rita do Araguaia (GO), em 2010. Estes foram os locais em que a Universidade desenvolveu suas atividades