Na tarde desta quarta-feira, (2/6), alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Santa Cecília iniciaram o projeto "Vamos Combater a Dengue!", que tem como objetivo principal conhecer as causas da dengue e sua prevenção, conscientizar sobre a importância de medidas auxiliares no combate à doença, além de incentivar a integração dos alunos de diferentes idades.
Sob supervisão dos professores Marcos Paulo Perroud (Biologia – Ensino Médio), Nilse Maria Lage e Jennifer Cardoso (Ciências – Ensino Fundamental) e Zélia Rodrigues de Mello (pesquisadora e curadora do Herbário da Unisanta), os estudantes plantaram cerca de 210 mudas de citronela no canteiro do Colégio Santa Cecília, Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão – Santos. O projeto incentiva os alunos a evitar a proliferação do mosquito tanto na escola como em suas casas.

Segundo a Orientadora Educacional do Ensino Fundamental (tarde) e da Escola Infantil, Prof.ª Simone Noschese Villarinho, a ação tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de se prevenir a doença. O biólogo e professor Perroud completa o pensamento: "É legal a integração entre os alunos do Ensino infantil com os do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental estão plantando e os do Ensino Médio orientando. É importante essa integração e o próprio combate à dengue porque a essência da citronela afasta o Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor.".

Estudos comprovam a eficácia da planta como repelente do mosquito. Além das mudas, os alunos aprenderam a fazer armadilhas de captura, que serão espalhadas pela Instituição.

Alguns alunos comentaram sobre a experiência. As alunas do terceiro Ensino Fundamental, Mel Vieira e Daniela Quadros disseram ter gostado de participar da experiência. "Assim a gente ajuda o mosquito da dengue a não vir para a escola picar porque a gente pode até morrer por causa da dengue.", ressalta Mel. "Estou amando poder participar e é bom porque o mosquito não vem aqui para a escola", confirma Daniela.

Andressa da Costa, do 2º Ensino Médio, que ajudava durante a ação afirmou: "Eu acho bom porque eles podem fazer isso na casa deles, na sua família, e isso ajuda a tirar o mosquito daqui.".