Com poucas nuvens no céu e uma temperatura agradável, por volta das 10 h da manhã um grupo de 30 voluntários foi formado em frente à Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra.
Divididos em grupos, os estudantes do curso de Biologia, da Universidade Santa Cecília (Unisanta) saíram para a limpeza da lagoa e dos bosques, formados por fragmentos de Mata Atlântica ainda presentes em sua volta.

Da parte interna e Das margens da lagoa foram retirados 18 sacos de resíduos, com o auxílio de um barco de alumínio da Prefeitura de Santos. Nos bosques foi realizado um pente fino, para retirada de lixos, como bitucas de cigarro e sacos plásticos, surpreendeu pela grande quantidade de resíduos.

Como a lagoa recebe água proveniente de nascentes próximas, existem manilhas que permitem a passagem da água por baixo da rua, seguindo o declive e percorrendo a mata até uma galeria da prefeitura, que desce para a Zona Noroeste, desaguando no estuário.

No bosque ao lado da pista, muitos resíduos flutuantes que saem da lagoa ficam acumulados entre a vegetação. Nesta ação, foram 44 sacos de litros, totalizando 515 quilos de resíduos, entre eles um teclado de computador, pára-choque de carro, grande quantidade de plástico e oferendas religiosas. A ação durou cerca de quatro horas de trabalho voluntário.

Muitos frequentadores puderam conhecer o Instituto Ecofaxina, observando ou participando da ação. O envolvimento sustentável, usufruir e preservar, são as mensagens que ficam para as gerações de pais e filhos que curtiram o domingo de Ecofaxina na lagoa.