Pela prática da leitura, reflexão e debate no cotidiano da escola, o Projeto Unisanta Cidadã, desenvolvido pelo Proler/Baixada Santista-Unisanta, leva para a sala de aula o conhecimento dos direitos e deveres dos alunos e educadores.
O Proler/BS-Unisanta e a Universidade Santa Cecília (Unisanta), através da Faculdade de Direito se uniu com a Associação de Juízes pela Democracia (AJD), com o Ministério Público Democrático (MPD) e com a Ordem dos Advogados (OAB) para ampliar os debates sobre a violência nas instituições de ensino.
A escola escolhida pela Diretoria Regional de Ensino de Santos para ser a primeira a receber as instituições foi a Escola Estadual Zulmira Campos. O projeto foi iniciado em um sábado letivo, do mês de março deste ano, e contou com a participação de funcionários, professores, alunos, equipe gestora e da comunidade em geral.
A participação de cada membro é fundamental no processo, além do que a diversidade dos temas abrangidos, Estatuto da Criança e do Adolescentes, Regimento Escolar, Educação no trânsito, Alfabetização, leitura, entre outros, são temas atuais e pertinentes ao cotidiano escolar.
PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional (FBN), órgão do Ministério da Cultura. Sua Sede Central é na Casa de Leitura no Rio de Janeiro e existem núcleos em todas as regiões do país.
O Núcleo Regional da Baixada Santista se localiza na Unisanta onde se desenvolve um programa com vistas à formação do leitor cidadão e, sendo assim, suas práticas passam pela escola, exigindo uma mudança pedagógica e um novo olhar da educação sobre a leitura encontrando extensão para além dos muros escolares.
Atua como uma política de leitura, com o objetivo de colaborar para qualificar as relações sociais através do incentivo a práticas leitoras conscientes.
O PROLER tem como base de seu trabalho, o envolvimento e comprometimento nas suas ações de Prefeituras Municipais, Secretarias de Cultura e de Educação, Fundações Culturais, Universidades e Faculdades, como também outras entidades da sociedade civil, além de empresas públicas e privadas.