O projeto Medidas Educativas aos cuidadores de Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ensina os responsáveis por essas crianças como manter, no dia a dia, uma boa escovação.
A ação, que visa prevenir o aparecimento de cáries e outras doenças bucais, já obteve ótimos resultados, segundo a responsável pelo projeto, a professora e coordenadora da Faculdade de Odontologia, Rosângela Aló Maluza Florez. “Após a inclusão dessa educação aos cuidadores das crianças já diminuiu muito a incidência de cáries.”

Núcleo de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais da Unisanta, que desenvolve o projeto, também atende pessoas com fenda palatina, problemas oncológicos, síndrome de Down, paralisia cerebral e outras condições que exigem tratamento odontológico especializado. O serviço é coordenado pela profa. Rosângela e executado pelos alunos do quarto ano de Odontologia da Unisanta.

De acordo com a profa. Rosângela, o atendimento era feito como parte da disciplina Clínica de Odontologia Integrada, mas devido à grande procura foi preciso criar o Núcleo. “Começamos timidamente atendendo pacientes com Síndrome de Down”.

Rosângela diz ainda que o Núcleo é um diferencial oferecido pela Unisanta que só tem a acrescentar aos alunos. “Este é um trabalho que envolve muito mais a parte emocional do que a científica”.

Além de alunos dos últimos anos e da coordenadora, participam os professores Rafael Campos, Débora Rapaport, Vera Lúcia Oliveira, Marilene Bargas, Maurílio Malavasc e os ex-alunos Pedro Guimarães, Rogério Peres, Wilma Lia e Fernanda Doglio. Informações pelo telefone 3202-7154.