Baseado em pesquisas sobre chalés de madeira, o aluno de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rodolfo Ferreira, fez um levantamento sobre a importância dos chalés, considerados patrimônio histórico. O estilo dessas edificações foi trazido pelos imigrantes portugueses e possui uma forma peculiar de construção. Inicialmente, a pesquisa foi na Rua São Cristóvão, principal acesso do Morro São Bento.

O principal objetivo do estudante era o de conscientizar as pessoas do morro sobre a necessidade de se preservar a história da cidade. Rodolfo Ferreira fará uma cartilha de conscientização visando a preservação arquitetônica dos chalés. A intenção é mostrar aos proprietários e moradores do morro que podem preservar a história, fazendo a manutenção e cuidando dos chalés, sem prejudicar o estilo da sua construção. Como exemplo, uma parede não precisa ser quebrada por inteiro se houver rachaduras, ela pode ser recuperada. ‘’Não queria fazer algo para ficar guardado ou esquecido’’diz.

‘’A população não é bem-informada sobre o que é patrimônio histórico. A visão deles é a de preservar a terra em que vivem’’, conta Ferreira, que é professor de Marcenaria do SENAI. A cartilha possui ilustrações e uma linguagem popular, de fácil entendimento de como identificar problemas e fazer os reparos necessários. Ele conta que os chalés não são de responsabilidade da prefeitura, pois não são registrados. Porém, algo poderia ser feito para manter o patrimônio, também devido ao turismo, algo característico da cidade.

A orientadora do trabalho, Jacqueline Fernandez Alves, professora de Arquitetura da Universidade, inscreveu-o e o incentivou a participar de um seminário nacional na cidade de Itatiba sobre preservação e meio ambiente. “A idéia foi bem recebida e o resultado do trabalho foi positivo”, conta a professora.

Rodolfo Ferreira escolheu os chalés de madeira “por a única manifestação histórica voltada para a madeira” sua principal ferramenta de trabalho

Em 14-11-2008- Assecom. Por Liliana Caldeira.
UNISANTA Mail – Desenvolvimento para Internet
Universidade Santa Cecília – Santos – São Paulo