Edison Fernandes, professor de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta), e a aluna do 1º ano, Flávia Rossini, entregaram um projeto arquitetônico desenvolvido pelo Escritório Modelo de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade, para a Casa Comunhão e Serviço Santa Madre Paulina

‘ ’É uma oportunidade para os alunos de projetarem algo que vai acontecer, que será realidade’’, afirma Fernandes. Flávia, uma das participantes do projeto, descreveu a proposta. Garagem no subsolo. salão de festas, gruta da Santa Madre Paulina, dispensa, cozinha (com adaptação de fornos para aulas de culinária), bar. Caso não aconteça nenhum evento, o prédio poderá ser utilizado normalmente.

No pavimento I: salão de festas, salas de aula, enfermaria, sanitários adaptados; pavimento II: setor administrativo (almoxarifado, secretaria, tesouraria), oficinas de costura, confecção de fraldas e chinelos, vestiários; cobertura: instalação de horta hipodérmica, para o cultivo e venda de hortaliças; fachadas: prédio sem alvenaria, com mais vidro, reservatório de água para a captação de águas pluviais e do lençol freático, portas e janelas de correr para maior circulação de ar.

Todos os pavimentos estão distribuídos de forma separada, por setores, mas todos eles trabalharão juntos.

Os materiais escolhidos são de grande durabilidade e de custo acessível. O vidro, por exemplo, possui facilidade de manutenção e maior durabilidade. Uma das preocupações do projeto foi com a ventilação no ambiente. ‘’Utilizamos a ventilação cruzada, ou seja, haverá vidros dos dois lados do edifício’’, conta o professor Fernandes. As brises, lâminas verticais ou horizontais, que não permitem a entrada de sol, também serão usadas na edificação.

Flávia Rossini diz que a entidade procurou o Escritório Modelo com o intuito de um projeto para o terreno da edificação no terreno localizado na Rua Joaquim Távora, nº 415, no bairro do Marapé. Ela trabalha como voluntária no Escritório Modelo, onde há estágios para os alunos de Engenharia e Arquitetura.

O próximo passo é fazer a documentação e obter a aprovação da Prefeitura de Santos.

Em 13 – 11-2008- Liliana Caldeira

UNISANTA Mail – Desenvolvimento para Internet