João Guedes Neto, professor de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília, foi fonte de uma matéria divulgada pelo Jornal A Tribuna no dia 22 de março, no caderno Cidades, com o tema “Água, cada vez mais finita e essencial”. A reportagem conta com um infográfico da Baixada Santista e também com dados sobre o abastecimento de cada região da BS.

O docente da Unisanta declarou que a Baixada Santista tem uma vantagem com relação às demais regiões do Brasil: seus sistemas de abastecimento são interligados. “Por ser autossuficiente, a região Centro serve como pulmão para o atendimento adequado do Litoral Sul e de Guarujá, que apresentaram déficits no atendimento das demandas em 2010, segundo informações do Plano Diretor de Abastecimento da região”.

“A falta de água na região ocorre em época de grande temporada, por causa da falta de pressão. Não temos problemas de abastecimento neste momento. A Sabesp está investindo em melhorias para evitar problemas à população no futuro”, destacou o professor, que reforçou também a necessidade de os cidadãos utilizarem a água com consciência.

“Trata-se de uma riqueza da nossa natureza, mas que é finita. Por esse motivo, a população precisa evitar o desperdício para não prejudicar as próximas gerações”, concluiu.