Alimentos arrecadados para doação.

A equipe administrativa do polo de Ensino a Distância (EaD) da Universidade Santa Cecília em Passos, no interior de Minas Gerais, adotou uma solução alternativa para a comemoração da formatura dos alunos, que não poderia ser realizada da forma tradicional durante a pandemia. Dessa forma, foi concebida a “Formatura Solidária 2021: sua doação pode fazer uma grande diferença na vida de alguém”, que substituiu a habitual cerimônia de colação por uma campanha que arrecadou 334,45 kg de alimentos para famílias carentes.

“A formatura é um momento mágico, pois a conquista de um diploma é a realização de um sonho”, destacou a gestora do polo EaD de Passos, Michelli Rizzi, que concebeu a ideia de uma ação alternativa para tal acontecimento. Ainda no final de 2020, a gestora planejava uma colação simbólica com os alunos da 2ª. Licenciatura em Educação Especial e da 2ª. Licenciatura em Pedagogia. Seria uma cerimônia solene com os formandos de beca, a presença de familiares e fotógrafos.

Entretanto, com o recrudescimento da pandemia em 2021, Michelli percebeu que sua ideia inicial de cerimônia não seria viável. Além disso, o aumento da fome e da miséria, como consequência da crise sanitária, despertou nela uma vontade de ajudar os necessitados. “Ao assistir uma reportagem de madrugada sobre as famílias que vivem na condição de miséria por perderem seus empregos devido à pandemia, as quais utilizavam as sobras da desossa de boi, doadas por açougues para sua própria alimentação, fiquei muito sensibilizada com a situação daquelas pessoas e assim surgiu a ideia da realização de uma ação solidária envolvendo os alunos”, comentou a gestora.

Assim nasceu a “Formatura Solidária 2021: sua doação pode fazer uma grande diferença na vida de alguém”. “Entrei em contato com todos os alunos e expliquei que a tradicional colação com beca seria substituída por uma campanha de arrecadação de alimentos para famílias carentes, e os alunos ficaram entusiasmados”, disse Michelli.

Foram três dias de entrega de diplomas e de arrecadação de alimentos não perecíveis, um total de 334,45 kg doados por 120 alunos, que também participaram das demais etapas do projeto, inclusive da escolha das famílias contempladas.

“Fui surpreendida com a quantidade de alimentos e a sensibilidade de nossos alunos com esse problema social”, destacou Michelli Rizzi, que também ressaltou que duas alunas do curso de Educação Especial ficaram responsáveis por passar os nomes e endereços das famílias e também acompanharam a equipe do polo Ead da Unisanta na entrega dos alimentos.

“A entrega das doações tornou-se um momento de reflexão e solidariedade, pois, a cada casa em que chegávamos, fomos bem recebidos e, mesmo aquelas famílias vivendo uma realidade de sofrimento e humilhação, nos receberam com sorrisos, lágrimas, agradecimentos e reações de gratidão; e ressalto ainda que as crianças nos recebiam com alegria e surpresa”, comentou funcionária da Unisanta, que ainda desejou: “Espero que essa campanha seja aderida por outros polos, pois devemos compartilhar e incentivar a implantação de ações sociais”.

Situação do Ensino a Distância no Brasil

Michelli Rizzi, que tem 35 anos e é natural de Pedregulho (SP), exerce o cargo de gestora na Universidade Santa Cecília desde 2019. “Ressalto ainda que a Unisanta me proporcionou apoio e a capacitação necessária para o meu desenvolvimento profissional na minha área de atuação”, destacou ela.

Sobre o Ensino a Distância, Michelli ressaltou o crescimento que a modalidade vem tendo, junto aos avanços tecnológicos. “(O EaD) permite ao aluno a flexibilidade e a autonomia em determinar seus horários de estudos”, disse a gestora, que ainda notou um crescimento significativo no número de matrículas realizadas durante a pandemia, pois, segundo ela: “Diante da situação vivenciada, o EaD trouxe a oportunidade de iniciar o sonho de se fazer um curso de graduação com a mesma qualidade oferecida na modalidade presencial”.

Por fim, Michelli Rizzi ainda destacou o diferencial que o Ensino a Distância da Unisanta possui em comparação a outras instituições: “A qualidade dos conteúdos pedagógicos oferecidos nos cursos da Unisanta fazem toda a diferença para quem precisa de um embasamento teórico objetivo e atualizado de acordos com exigências para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Estudar na Unisanta faz toda a diferença e isso explica nosso crescimento no EaD”.