Nesta quarta-feira, dia 23, às 15h, a equipe participante da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) no Projeto Rondon – Operação Acre será homenageada no 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), antigo 2º BC, em São Vicente. Às 15h30 participam de uma formatura também nesse local.

O grupo da UNISANTA é multidisciplinar, formada pelo professor do curso de Ciências Biológicas, João Alberto Paschoa dos Santos, pelo diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Francisco José Carol, pela coordenadora do Curso de Pedagogia, Maria Cristina Pereira, e pelo coordenador do Curso de Matemática, Marcos Antonio de Jesus. Além dos alunos Gustavo Perrotti (Biologia), Nelma Beneti (Gerontologia e Desenvolvimento Social), Elton Fernandes Pereira (Engenharia Civil), André Abílio Lopes (Engenharia Civil), Marianne Pires do Nascimento (Direito), Tatiane Domingues de Freitas (Pedagogia), Rafael Mattje de Carvalho (Ciências de Computação) e Monique Cucick (Matemática).

Projeto – A equipe permaneceu no Acre de 8 a 22 de outubro. O objetivo da ação foi levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e participar de seu processo de desenvolvimento. Foram desenvolvidas ações como campanhas educativas; projetos técnicos (de engenharia e de saneamento ambiental); capacitação dos recursos humanos das Prefeituras em gestão pública e em gestão de projetos e organização e capacitação dos Conselhos Municipais.

Nos anos 60, 70 e 80, o Projeto Rondon era sinônimo de sucesso, envolvendo cerca de 350 mil universitários. O projeto foi extinto em 1989, mas a vontade de resgatar o trabalho, que no passado fora abraçado com força pelos estudantes, ressurgiu nos últimos anos. Assim, por iniciativa da UNE (União Nacional dos Estudantes), em parceria com o Governo Federal, o Projeto Rondon foi retomado em 2005.