Certificados serão entregues na sede da SOREVIZ, Rua Reinaldo Ribeiro de Almeida, 84, na Vila Zilda, em Guarujá.

Trinta moradoras da periferia de Guarujá recebem, nesta terça-feira (31), às 15h, os certificados de conclusão do curso de Costura e Modelagem realizado por meio de convênio firmado entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Concessionária de Energia Elektro, a Prefeitura Municipal de Guarujá e a Sociedade Representativa da Vila Zilda (SOREVIZ). A parceria visa à geração de renda e oportunidades no mercado de trabalho e atende a comunidades do município de Guarujá.

Desde março deste ano, mulheres dos bairros Vila Zilda, Vila Edna, Celebridade, Morro da Bela Vista, Jardim das Flores, Morro do Engenho, Santa Clara, Vila da Noite, Cachoeira e Morrinhos participaram das aulas ministradas duas vezes por semana, por docentes do curso de Gestão Comercial (Moda), da Unisanta.

De acordo com a coordenadora do curso de Moda, Profª. Camila Gonçalves, durante as aulas, as alunas aprenderam a modelar e costurar, trabalhar com os produtos, mexer com o maquinário e entender os processos.

A possibilidade de transformação das aulas de capacitação em formação de cooperativa será idealizada pelas instituições organizadoras e poderá fazer parte de uma segunda etapa do projeto. “O incentivo ao trabalho em conjunto, a geração de renda, a linha de montagem e a simulação do dia-a-dia de trabalho também são itens que poderão ser abordados nessa continuidade do curso”, afirma a coordenadora.

Convênio – Durante a assinatura do convênio, o gerente de projetos de Eficiência Energética da Elektro, Sérgio Luiz Gatti, falou sobre o projeto de capacitação com os moradores e os seus resultados. “Nós acreditamos na possibilidade de continuidade do projeto, expandindo as aulas para a formação de uma associação que pode funcionar como uma cooperativa de geração de renda, para essas novas costureiras que estamos formando”, afirma Gatti.

A presidente da SOREVIZ, Rozenice Rodrigues do Nascimento, explicou que o maior objetivo da Sociedade é criar e fortalecer grupos de trabalho formados por mulheres, por meio de capacitação técnica, estímulo à produção e centralização da comercialização dos produtos. “Entendemos essa oportunidade como única para o nosso crescimento profissional, e, principalmente, nosso crescimento pessoal. A autoestima gerada pela criação dessa nova renda só amplia as nossas possibilidades de um futuro melhor,” enalteceu Rozenice.

Segundo a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, o projeto faz parte do momento atual do País e do Mundo, pois começou com os ideais das mulheres da comunidade. “Só poderia ser um projeto organizado por mulheres para dar tão certo. Sabemos que atualmente somos nós que gerenciamos os nossos lares, inclusive a renda de nossas famílias”, completou a reitora.

“Para Unisanta essa parceria complementa ainda mais os nossos trabalhos realizados diretamente com as comunidades de toda Região da Baixada Santista e do País. No ano passado, realizamos cerca de dois milhões de atendimentos à população. É muito gratificante poder participar da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, concluiu a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani.