No dia 20/12 o Instituto EcoFaxina/ Unisantaesteve mais uma vez na Vila Gilda, Zona Noroeste de Santos, no evento organizado pela Sociedade Pró-Melhoramentos em comemoraçãoao Natal. Em 2008, o Instituto participou pela primeira vez da ação de final de ano, batizada de "Natal da Vila".
Nesta segunda edição, a Universidade Santa Cecília (Unisanta), parceira do projeto, doou roupas e calçados para as 30 crianças cadastradas pela diretoria de educação ambiental do Instituto EcoFaxina.
No dia do evento, o Papai Noel e seu assistente, o Chefe dos Duendes, realizaram a distribuição das sacolinhas e conversaram com muitas crianças que esperavam ansiosas.
De acordo com a presidente da Sociedade Pró-Melhoramentos da Vila Gilda, Lunéya Marques de Lima Sousa, "o assistencialismo tem que ser uma via de mão dupla, no qual as pessoas que recebem ajuda participam de atividades que gerem conhecimento e qualificação. É preciso querer melhorar".
Sobre o InstitutoO EcoFaxina inclui ações como limpeza, desenvolvimento de pesquisas e atividades, que têm como objetivo a recuperação e conservação do Estuário de Santos e a sensibilização ambiental das comunidades inseridas em áreas degradadas ou ameaçadas.
Participam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Unisanta. Outras informações sobre o projeto: http://ecofaxina.blogspot.com/