Como parte das atividades desenvolvidas em função da realização da 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA, marcada para o próximo dia 31, na Baía de Santos, a Cidade abrigará a partir do dia 28, a I Clínica de Arbitragem em Maratonas Aquáticas CBDA / FINA, a ser desenvolvida no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), responsável pela organização da disputa.
A Clínica tem como palestrante a australiana Shelley Taylor-Smith, do Comitê Técnico de Maratonas Aquáticas da FINA. O evento é destinado aos árbitros brasileiros constantes no quadro da Federação Internacional e/ou responsáveis por etapas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.
Pentacampeã da Ilha de Manhattan Swim Marathon – quebrando o recorde mundial em 1995, nadando a distância de 48 km em 5h45m 25, Shelley registra ainda em seu currículo de atleta três vitórias no Australian Marathon Swimming Championships, e sete consecutivas no FINA Marathon Copa do Mundo. Ela ainda se sagrou campeã no Mundial de Esportes Aquáticos 1991 em Perth, e foi medalha de bronze no Mundial de Roma em 1994.
Esta I Clínica de Arbitragem em Maratonas Aquáticas CBDA / FINA reunirá nove participantes convidados, entre eles: Igor de Souza (diretor de Prova da Maratona Internacional de Santos); Cristiane Fanzeres (árbitra FINA – Rio de Janeiro -RJ); Ricardo Ratto (árbitro FINA – Rio de Janeiro – RJ); e Wilson Mattos (árbitro FINA – Porto Alegre – RS).

PROGRAMAÇÃO – A atividade tem programação intensa, a começar do dia 28 (quinta-feira): 14 horas, Reconhecimento do local da competição; 15 horas, abordagem da primeira parte (Competições Internacionais: Regras da FINA: Atualizações, mudanças e tendências).
17 horas – Maratona Internacional de Santos: Definição do quadro de arbitragem, cargos e funções de cada um (participação do Igor de Souza, Diretor da Prova) e prévia do Congresso Técnico.
18h30 – 2º Parte – Competições nacionais: Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas em comum e específicos de cada etapa, tendências futuras, competições regionais.
Dia 29 – 9 horas – Abertura do curso Internacional de arbitragem com Shelley Taylor-Smith (FINA) – Conteúdo a ser definido pela palestrante; 14 horas – Curso Internacional : conteúdo a ser definido pela palestrante; 18h30 – Curso Internacional : conteúdo a ser definido pela palestrante.
Dia 30 – 10 horas – Congresso Técnico da Maratona Internacional de Santos; 14 horas – Curso Internacional : conteúdo a ser definido pela palestrante; 18h30 – Mesa Redonda de Maratonas Aquáticas: com os participantes do curso e convidados.
Dia 31 – 10 horas – 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA; 18 horas – Sessão avaliatória (debriefing): Apresentação de relatórios sobre a prova, com a participação da Shelley Taylor-Smith. 19h45 – Distribuição de certificados. 20 horas – Encerramento do Curso Internacional e foto oficial; 20h30 – Jantar de confraternização.

INTERNACIONAL – A 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi abre o mais importante circuito mundial da modalidade, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2010. Este ano, a Copa do Mundo terá oito etapas, com término em 23 de outubro, novamente nos Emirados Árabes. Até o momento está confirmada a presença de nadadores da Holanda, Canadá, Israel, Croácia, Estados Unidos, Suíça, Argentina, África do Sul, Alemanha, Venezuela, Bélgica, Portugal, França, Eslovênia, Itália, Rússia e Brasil.
Com dotação de US$ 20 mil, a prova reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacional de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.