Pela manhã, haverá coleta de material e, á tarde, oficina de compostagem

Neste domingo (5/8), às 9 horas, o Instituto EcoFaxina realiza coleta de resíduos e objetos descartados pela população na Prainha Branca, Guarujá. Será a oportunidade para as 90 famílias realizarem um bota-fora em seus terrenos. Objetos pesados como móveis e eletrodomésticos deverão ser carregados pelos voluntários até o canto direito da praia, onde embarcações estarão aguardando para fazer o transporte dos resíduos até Bertioga e depois serem vendidos a um ferro-velho.

A Ação Voluntária EcoFaxina na comunidade tem apoio da Sociedade Amigos da Prainha Branca, Fundação Florestal, Etec Cubatão, D.A. Biologia Marinha Unisanta, Project AWARE, Prefeitura do Guarujá, Prefeitura de Bertioga e Prefeitura de Cubatão.

Após a constatação de entulho a ser retirado, o Instituto marcou a coleta para domingo, 5/8, às 9 horas. Por se tratar de uma região isolada, diretores do Instituto e parte dos voluntários chegarão sábado, 4/8, para acertarem os últimos detalhes.

Prainha Branca – A Prainha Branca possui uma faixa larga de areia clara com 1.350 metros de extensão. Localizada em uma região conhecida como “rabo do dragão”, na Ilha de Santo Amaro, abriga o maior conjunto remanescente de mata atlântica, com restingas e manguezais preservados. O acesso se dá por trilha ou por barco a partir de Bertioga.

Povoada desde 1928, a Prainha Branca aos poucos foi progredindo e aumentando seus habitantes. Até o final da década de 50, a comunidade sustentava-se a partir dos recursos naturais, e a extração era realizada tanto de forma individual como coletiva. A coleta era destinada ao consumo interno, para a sobrevivência dos moradores e uma porcentagem muito pequena dos recursos era vendida ou trocada por outros valores não existentes no local, quando era possível fazer estoque.