Suporte de Peso Corporal, câmara hiperbárica, manta vibratória, andador, maca adaptada para gestantes e cadeira ortostática para deficientes estão entre os projetos já desenvolvidos pelas Faculdades.

Com o objetivo de criar e atualizar equipamentos que melhorem a qualidade de vida de portadores de disfunções e diminuam os custos de produção, as Faculdades de Fisioterapia e Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) criaram o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioengenharia.

O Núcleo também facilitará o acesso a um maior número de pacientes e profissionais, através da integração das áreas de Exatas e Biológicas, na co-orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e na integração dos professores.

Vários equipamentos foram desenvolvidos em parceria entre as Faculdades de Fisioterapia e Engenharia. Entre eles, o mais recente é o Suporte de Peso Corporal utilizado no tratamento fisioterapêutico de pacientes amputados e com distúrbios posturais em razão de doenças neurológicas. Desenvolvido como TCC, o equipamento permite o treino precoce de marcha, com descarga gradativa de peso sobre o solo, proporcionando adaptação do paciente à atividade, com menor gasto energético.

A câmara hiperbárica para preservação de órgãos para transplante, a manta vibratória que auxilia no tratamento de dores, um andador, uma maca adaptada para gestantes e uma cadeira ortostática para deficientes também estão entre os trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores da instituição na área de Bioengenharia.

“A proposta agora é que outros cursos e pesquisadores integrem o grupo para a ampliação desta área de pesquisa na Universidade”, afirmou o diretor da Faculdade de Fisioterapia, Prof. Ivan Cheida.

Entre os docentes que já desenvolveram projetos no núcleo estão: Carlos Alberto Amaral Moino (Engenharia Mecânica), José Carlos Morilla (Engenharia Mecânica), Jadir Denis P. Albino (Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação), Ivo Koedel Filho (Fisioterapia), José Luiz Portolez (Fisioterapia), Ivan Cheida (Fisioterapia), Cláudia de Oliveira (Fisioterapia) e Maria Clara Matos Paixão (Fisioterapia).