Os cadastramentos dos pacientes interessados podem ser feitos pelo telefone (13) 3202-7156, das 14h às 17h.

Inaugurado em 13 de abril de 2021, o Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 da Unisanta está com vagas abertas para novos pacientes neste ano, oferecendo vasto atendimento a pacientes que contraíram o novo coronavírus e já se curaram. O atendimento será realizado às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, na Universidade.

“É um projeto importante, agora em andamento. Temos diversos pacientes pós-Covid, que saíram de internações ou até mesmo os que tiveram a patologia em casa, que estão aqui agora, já em tratamento gratuito”, ressaltou a Diretora de Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Teixeira, que continua: “As pessoas saem (do hospital) com diversas comorbidades pulmonares, neurológicas, psicológicas e hoje estão aqui sendo atendidas […] então, para nós, é uma realização estarmos com o primeiro ambulatório particular da Baixada e poder atender à necessidade de todos nesse momento tão difícil”.

Caroline também definiu o funcionamento do ambulatório da Unisanta, que, segundo ela, tem os trabalhos de Fisioterapia como centrais: “Normalmente, a Fisioterapia avalia, agenda, vê os pacientes e depois encaminha para a Nutrição, para a Psicologia e, depois disso, para a Educação Física”.

Uma característica que chamou a atenção da Diretora de Saúde da Unisanta foi a variedade de sequelas possíveis em um paciente pós-Covid. Caroline destacou que já houve casos de pacientes que tiveram quadros muito semelhantes da doença, mas, mesmo assim, apresentam sequelas completamente distintas.

“Eu não consegui atender uma paciente por conta de uma sequela psicológica. […] Ela chegou, eu avaliei, e ela desde o começo estava agitada, via-se que ela estava ansiosa, fomos conversando: ‘vamos fazer uns testes para avaliar a respiração’, e ela começou a dizer que estava passando mal. Temos o aparelho oxímetro e, quando fui ver, ela não estava passando mal, estava com 99 de saturação, só pelo fato de se falar ‘vai ter que respirar fundo’, ela não conseguia fazer mais nada”, relatou Caroline Teixeira.

O projeto, pioneiro na região em instituições particulares, também envolve alunos das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física da Unisanta, oferecendo a estes uma oportunidade única de pesquisa e aprendizado prático.

Reconhecimento na comunidade

O Ambulatório de Recuperação Pós-Covid Unisanta foi o vencedor, com troféu Destaque 2021, do Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna, recebendo uma matéria de destaque na edição do Jornal no dia 15/12.

O professor e coordenador da faculdade de Fisioterapia, José Luiz Portolez, conversou com o Jornal sobre a vitória. “É um prêmio que a gente estava esperando. Coroa nosso ano de muito esforço”.