Às 11h desta quinta-feira, 10 de fevereiro, foi inaugurado na sala D1 (térreo) do Colégio Santa Cecília um Laboratório Maker, mais uma novidade que enriquecerá as experiências escolares e a grade curricular dos alunos. Na ocasião, que teve a participação da alta direção da Unisanta e coordenação do Colégio, as crianças realizaram um desafio de montagem de Lego.

“Esse é um projeto do Ministério da Educação, mas poucas escolas pelo país o colocou em prática. Obrigado a todos os que fizeram esse projeto sair do papel”, comemorou a reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

“Agradeço o Prof. Mauá, a Profa. Denise e todos os alunos presentes do 8.º ano A. Vocês sabem que o Colégio Santa Cecília é campeão em eventos nacionais e internacionais, inclusive em eventos de robótica. E vocês aqui são campeões em todos os sentidos. Parabéns, 8.º A, e vamos, cada vez mais, crescer”, disse a presidente da Unisanta, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira.

“Vocês (alunos presentes) estão tendo o privilégio de ser a primeira turma do Colégio Santa Cecília a usufruir desse novo espaço de estudos, diversão e descobertas. Agradeço a vocês, alunos, a todos os envolvidos neste projeto e a Deus por mais essa conquista”, comentou o Presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília, Dr. Marcelo Teixeira.

Laboratórios Maker são a última palavra no que se refere ao aprendizado de ciência e tecnologia no ambiente escolar em qualquer nível. Diretamente influenciados pela cultura Do it yourself (Faça você mesmo), esses espaços multidisciplinares estimulam o aprendizado prático dos alunos.

No Colégio Santa Cecília, tal ambiente será um lugar de criações e ideias por parte dos estudantes, que poderão construir brinquedos, robôs, aplicativos, enfim, uma infinidade de objetos. Tudo isso dentro da disciplina de Educação Tecnológica. “Nós temos as ferramentas e metodologias para o aluno fazer as criações”, destacou o engenheiro da comunicação (formado na Unisanta) e representante do Brasil no campeonato mundial de robótica, Luis Fernando Bueno Mauá, que está à frente do laboratório.

Mauá ainda comentou: “O laboratório Maker é um espaço de invenções, onde iremos trabalhar robótica, informática, lógica, formatação, tudo isso na prática. Te Darei um exemplo: o sétimo ano estudará Leonardo da Vinci, eles criarão a máquina de voar dele; o oitavo ano estudará Revolução Industrial, eles recriarão a máquina de Newcomen (motor a vapor). Então, os alunos transformarão, dentro do Laboratório Maker, a parte teórica das matérias em projetos práticos”.

Na quinta-feira (10/02), os alunos tiveram o desafio de, em pequenos grupos, construir torres de Lego. O grupo vencedor seria aquele que fizesse a torre mais alta, sem que essa caísse.

A cobrança impositiva, ou seja, a ideia de que certo projeto “tem que dar certo”, não será uma realidade no Laboratório Maker da Unisanta. Os docentes passarão a base teórica necessária para os alunos, fomentarão a criatividade e incentivarão a inovação.

“Eu achei maravilhoso, principalmente porque eu já fui em uma oficina de robótica e acho super legal a ideia de se ter robótica na grade curricular”, comentou Júlia, uma das alunas que participaram do desafio.