A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos (Semam), com apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Centro Acadêmico de Biologia Marinha da Unisanta, realizará uma passeata como parte da campanha “Hora do Planeta’, promovida pela ONG WWF-Brasil.
Eles caminharão com celulares e velas acesas da Praça da Independência até a das Bandeiras, no Gonzaga, seguindo até o emissário. A concentração acontece neste sábado (26/3), às 20 horas.
No mesmo dia, das 20h30 às 21h30, importantes pontos turísticos e culturais da cidade terão sua iluminação desligada. O ato simbólico visa conscientizar a população mundial para questões relativas ao aquecimento global e mudanças climáticas e contará com a adesão de municípios de todo o mundo.
Serão apagadas as luzes da Praça da Independência (Gonzaga); Aquário Municipal (Ponta da Praia); Fonte do Sapo (Aparecida); Parque Municipal Roberto Mário Santini, no emissário submarino (José Menino); estátua O Peixe (entrada da cidade); Lagoa da Saudade (Morro Nova Cintra); Praça Mauá e Teatro Coliseu (Centro Histórico).
No Brasil e no mundo – Para este ano, mais de 50 cidades brasileiras confirmaram participação, das quais oito são capitais. O evento é realizado desde 2009 no Brasil e proposto pela Rede WWF (World Wide Fund for Nature) em 2007, em Sidney, Austrália. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, de 128 países, apagaram as luzes durante a “Hora do Planeta”.
Monumentos como o Cristo Redentor (Rio), Ponte Octavio Frias de Oliveira (São Paulo), Palácio de Cristal (Curitiba), Arco da Praça Portugal (Fortaleza), Torre Eiffel (Paris) e Times Square (Nova York) tiveram suas luzes apagadas. Os cidadãos também podem colaborar, apagando as luzes de sua casa no horário indicado. O site da campanha é o http://www.horadoplaneta.org.br