“É muito importante começar com esses projetos desde pequeninhos porque essas crianças serão os adultos do futuro”. Foi com essa mensagem, que sintetiza a ideia de conscientização do projeto, que Simone Villarinho, Coordenadora de Projetos do Colégio Santa Cecília deu início à apresentação do: “Prevenindo a Dengue”, trabalho multidisciplinar realizado pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

As próprias crianças apresentaram, falaram dos sintomas, tratamentos, combate e deram dicas de prevenção da doença. Depois foi a vez da professora do curso de Biologia Marinha, Zélia Rodrigues de Melo, dar dicas caseiras de combate à dengue aos pais presentes. Os alunos aprenderam a fazer dois tipos de repelentes naturais, um de cravo de índia e outro de citronela.

A professora Zélia contou que eles foram convidados pela coordenora do Ensino Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, Prof.ª Andréa Relva do Vale Junior, para dar uma palestra a respeito da dengue.

Ela se surpreendeu com o conhecimento que as crianças já tinham a respeito do assunto e ficou muito satisfeita em poder complementá-lo. “A palestra foi ótima, eles participaram demais. Foi uma surpresa.”, falou Zélia. Estagiários do curso de Biologia da Unisanta participaram da conscientização dos alunos.

Em seguida, uma das alunas do 1º ano do Ensino Fundamental plantou uma muda de citronela. Cada um dos alunos ganhou uma muda para dar aos pais. A aluna Heloísa Souza garantiu que vai plantar sua muda em casa. “Foi muito divertido participar. O que eu mais gostei foi da plantinha”, conta a menina sorridente.

Para finalizar, com o acompanhamento uma música. Com a professora Fátima Gonçalves Tanaka no teclado, os alunos cantaram e dançaram a paródia que trazia o conteúdo aprendido durante o projeto.

A professora ensinou a canção para as crianças na semana passada e logo percebeu que os alunos já pegaram a letra. “Foi muito proveitoso, foi uma forma de fixar o conteúdo”, conta.

Michele Mendes, tia da aluna Heloísa Souza, conta que a menina ficou cantando a música durante esses dias que precederam a apresentação. “Ela estava ansiosa e comentava muito sobre o projeto”, disse.

Mas ela não foi a única, o aluno Lucas Pimenta também alertou os familiares sobre os problemas da dengue e como prevenir a doença. “Ele fala que tem que colocar areia no vaso”, conta a mãe do menino, Kátia Pimenta.

Segundo Suely Balducce, avó da aluna Giovana Balducce, foi uma semana de aprendizado para as crianças e familiares. Simone Villarinho concorda com a ideia. “A única forma de aprender é colocando em prática, de maneira didática. É um trabalho que vale a pena”, afirma.

A ideia do projeto surgiu ainda em janeiro na reunião de planejamento e foi colocada em prática a partir da primeira semana letiva. O projeto teve várias etapas, pesquisa, palestra com os biólogos, confecção das camisetas na aula de Artes e ensaio da música.

Simone enfatizou que o projeto não acaba com esta apresentação, os alunos vão continuar levando dicas para os pais.