Às 15h da última terça-feira (29/6), aconteceu no Núcleo de Educação para Paz (NEP), na Secretaria Municipal de Educação de Santos, a apresentação e lançamento da exposição e concurso de produções artísticas “Consciência: Girando pela Paz”.

Entre os presentes no evento estavam as coordenadoras do programa de pós-graduação em Justiça Restaurativa e do Núcleo de Práticas Restaurativas (Nupre) “Profa. Nilza Pirilo Teixeira” da Unisanta, Profa. Dra. Selma Lara e Profa. Ma. Liliane Rezende – também coordenadora do NEP – e a Profa. Andréa Relva dos Santos, coordenadora da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1.° ano – Tarde) e Ensino Fundamental II (6.° ao 9.° ano – Manhã) do Colégio Santa Cecília.

Tal iniciativa é destinada aos alunos de 8.º ano das escolas públicas e privadas de Santos e consiste na produção de cartazes artísticos inspirados nos trabalhos internacionalmente reconhecidos do artista peruano Ivan Ciro Palomino, que tem obras voltadas para a paz e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU (Organizações das Nações Unidas).

Representando a reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, Selma Lara comentou que os alunos da pós-graduação em Justiça Restaurativa participarão da ação, que já teve a adesão de 37 escolas (12 municipais, 18 estaduais e 7 particulares), realizando processos circulares com os estudantes das unidades participantes, no intuito de trabalhar conceitos da Cultura da Paz e outros valores humanos relacionados à Justiça Restaurativa, para que os estudantes, além de adquirirem uma maior noção para produzir os cartazes, conheçam melhor e difundam os princípios da Justiça Restaurativa em seu cotidiano.

No evento, Selma Lara falou um pouco sobre o contexto em que a Justiça Restaurativa se insere: “A nossa essência é única, as nossas necessidades, nosso amor. Mas também temos raiva e ciúme, faz parte, mas como lidamos com tudo isso? E aí vem a questão do conflito, que também é necessário para tocarmos nossas relações. Nesse contexto, estamos cuidando dos conflitos, em um sentido não só preventivo, mas também quando estes já estão instituídos, e transformando-os por meio da Cultura de Paz”. Ela também comentou que tanto o concurso como a exposição do artista Ivan Ciro Palomino fazem parte da celebração do Jubileu de Diamante da Unisanta – os 60 anos do Complexo Educacional Santa Cecília e do primeiro ano de existência do Nupre.

Os alunos das instituições participantes poderão se inscrever em suas escolas entre os dias 1 e 18 de julho, para participar da ação. O período de produções será de 5 a 17 de agosto. As votações do concurso serão divididas em três fases: a fase 1 será realizada no âmbito escolar, de 20 a 30 de agosto, e as produções serão enviadas para a coordenação do concurso; as fases 2 e 3 serão feitas de 9 a 15 de setembro, sendo de responsabilidade da comissão avaliadora do evento.

No dia 30 de setembro, acontecerá, na Pinacoteca Benedicto Calixto, a exposição dos cartazes participantes e a cerimônia de premiação dos três alunos vencedores, um de cada rede (municipal, estadual e particular). Além disso, haverá uma exposição de obras do artista Ivan Ciro Palomino.

“O Ivan participou em 2016 de um concurso de cartazes pela paz da ONU, onde ele concorreu com 124 países e mais de 4 mil artistas e foi o vencedor. Sua exposição já esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro, e agora Santos vai ser a primeira cidade não capital a receber os trabalhos dele”, comentou a Profa. Me. Liliane Rezende durante o evento.

A exposição e concurso de produções artísticas “Consciência: Girando pela Paz” é uma iniciativa planejada em parceria entre a Seduc/ Prefeitura Municipal de Santos, o Núcleo de Práticas Restaurativas “Profa. Nilza Pirilo Teixeira” (Nupre) da Unisanta e o Consulado Geral do Peru. O evento também conta com o apoio da Diretoria de Ensino Região Santos, escolas particulares do Município, artista Ivan Ciro Palomino, Pinacoteca Benedicto Calixto, Núcleos da Justiça Restaurativa do Executivo, Legislativo e Judiciário e União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs).