Conforme previsto pelo NPH-Unisanta, com a chegada da frente fria na região, o mar está agitado com ondas intensas oriundas do quadrante sul-sudoeste associadas a ventos intensos, que ultrapassaram a marca de 60 km/h na estação meteorológica localizada na Ilha das Palmas. Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram na manhã de hoje ondas com altura significativa de 3,78 metros na Baía de Santos (Figura 1), o maior valor registrado no ano de 2017.

Segundo os resultados dos modelos numéricos do NPH-Unisanta, a previsão para a quarta-feira é de ondas oriundas do quadrante sul-sudoeste superiores a 2,0 metros na zona costeira e superiores a 1,3 metros na Baía de Santos. A previsão para a quinta-feira é de ondas inferiores a 1,0 metro de altura na Baía de Santos.

Com relação ao nível do mar, a previsão era de valores superiores a 1,6 metros na tarde de hoje (12h), 40 centímetros acima da tábua de marés da DHN (Figura 2). Devido aos ventos intensos, que provocaram empilhamento da água próximo à costa, a maré alcançou 1,85 metros na manhã de hoje (11h42).

Para os próximos dias não há previsão de maré elevada e de ondas intensas na região. Contudo, há possibilidade de alagamentos devido a sobreelevação do nível do mar resultante de ventos intensos em conjunção com precipitações na região.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 20h de terça-feira (18/07/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Confira o boletim na íntegra Boletim_NPH-Unisanta_20170718