Formado em Engenharia Civil, Matheus S. Ruiz atua no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) desde 2014. O órgão é responsável pelo desenvolvimento de atividades de pesquisas no âmbito nacional e internacional na área de modelagem numérica e monitoramento ambiental em ecossistemas aquáticos.

Matheus concilia o trabalho no NPH com as aulas do curso de Mestrado em Oceanografia Física no Instituto Oceanográfico da USP, onde é aluno especial. “Pretendo ter uma boa formação lá para no futuro fazer doutorado. No momento estou concentrado em aprender e absorver o máximo de conhecimento na área”, afirma o engenheiro que tem como objetivos continuar no NPH e ministrar aulas na Unisanta.

Recentemente o engenheiro fez um curso de Gerenciamento Costeiro no Sistema de Modelagem Costeira (SMC – Brasil) do Ministério do Meio Ambiente, realizado em Florianópolis. O evento reuniu gestores do Sul e Sudeste do País para analisar o sistema que promove a segurança da zona litorânea brasileira.

Matheus sempre se dedicou na área acadêmica. Em 2016 obteve o 1º lugar na categoria Engenharia do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica com o Estudo do Impacto da Poluição Difusa na Balneabilidade das Praias de Santos e São Vicente. “A formação na Unisanta foi essencial para o meu crescimento profissional. Eu me concentrava em estudar e obter boas notas quando surgiu a oportunidade de estágio”, explica Matheus.