Previsão de maré alta e mar agitado a partir de hoje (30/05), informa o NPH-Unisanta

270

Devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, a previsão é de maré alta e mar agitado a partir de hoje (30/05), com pico da maré previsto para terça-feira (31/05) no período da tarde, segundo indicam os modelos numéricos do NPH-Unisanta.

A maré poderá ultrapassar 1,9m na Baía de Santos e 2,1m no interior do estuário por volta de 15 horas de terça-feira, representando aumento de 70cm em relação à tábua de marés (Tabela 1 e Figuras 1 a 3).

O mar ficará agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul variando de 1,0m a 2,1m de altura significativa entre terça-feira (31/05) e quarta-feira (01/06) (Tabela 1 e Figura 4).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Atenção devido à previsão de maré entre a 1,8m e 2,0m na Baía de Santos.

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada, principalmente se associado a chuva.

Cabe ressaltar que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 10 horas de segunda-feira (30/05/2022), com base no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo hidrodinâmico para terça-feira (31/05), às 16 horas. A escala de cores representa o nível do mar em metros.
Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem,  localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente. Fonte: AquaSafe Santos.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé,  localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente. Fonte: AquaSafe Santos.
Figura 4. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente. Fonte: AquaSafe Santos.