Cerca de 150 alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília – Unisanta participaram, na última quarta-feira (25), da 8.ª Amostra Projeto Integrado da Engenharia – Construa a casa. Na oportunidade, foram apresentadas 30 casas construídas com placas de MDF, sistema elétrico, telhado sustentável e portfólios dos projetos no pátio do Bloco M da instituição.

A atividade envolveu estudantes do 1.º ano dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, de Produção, Química e Elétrica. O trabalho multidisciplinar contempla as disciplinas de Introdução à Engenharia Contemporânea, Desenho, Física e Matemática.

Os alunos tiveram que formar, obrigatoriamente, equipes compostas por membros de todos os cursos envolvidos. Para desenvolver a parte física da casa, eles participaram de um curso sobre a utilização de impressora 3D e de cortadora a laser no InovFabLab – Laboratório de Inovação da Unisanta. O sistema elétrico foi confeccionado em um laboratório do curso.

Além de registrar o desenvolvimento de toda a parte estrutural do imóvel, eles também montaram uma empresa com fluxograma, cronograma, orçamentos e logotipos e criaram vídeos apresentando as propostas de venda dos projetos e as etapas do trabalho em um diário de bordo.

“Foi desafiador porque nós vemos como é trabalhar em grupo e todo processo, também é legal que a faculdade realize essas atividades práticas”, explica Alexsandro Alves, calouro de Engenharia Civil. O aluno compartilha que, com a realização do projeto e a oportunidade de colocar as mãos na massa, é possível ter uma visão da futura profissão.

Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por voto popular (30% da nota), e por docentes e convidados (70% da nota). A equipe vencedora ganhou descontos nas mensalidades.

O primeiro lugar foi para Produp, tendo, como responsável, a aluna Sofia Melo e, como integrantes, Beatriz Siqueira, Larissa di Palma, Melannie Sena e Maria Eduarda Pinto.

O grupo-empresa Casa de Cecília garantiu o segundo lugar, com Beatriz Garcia, como responsável, e Samara Raissa, Kevin Meiller, Fernando Martinez, Mario Junior, João Portugal e Lucas Paiva, como integrantes. Já o Enghome foi o terceiro colocado, com Fernanda Quadros, como responsável, e Julia Dias, Juliana Florido, Isabely Ceragioli, Julliane Souza e Daniel Amaral, como participantes.

“É um projeto inovador em que a Unisanta coloca o aluno, logo no 1.º ano, em contato com o InovFabLab, um laboratório de nível internacional, onde ele faz, aprende e executa o projeto. Isso dará o conhecimento necessário para que os estudantes de Engenharia saibam todos os passos para a realização de um projeto”, afirma a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Profa. Nilene Seixas.

A integração entre os alunos e o conhecimento em informática para a produção dos vídeos também foram fatores importantes para o sucesso do projeto. “Esses alunos estão prontos para o mercado de trabalho. Atualmente, grande parte das entrevistas acontecem de forma on-line e com apresentações de vídeo”, explica a docente.

Para os pais, a noite foi cheia de emoção e recheada de orgulho. Marcos Barbosa é ex-aluno de Engenharia Civil, formado em 1993, e compareceu na faculdade para prestigiar o trabalho do filho Lucas Corralo da Quinta Barbosa, calouro no mesmo curso.

“É uma nostalgia porque eu estudei neste mesmo prédio e vivi bons momentos na faculdade. Me sinto muito grato porque meu filho já trabalha comigo, no meu escritório de Engenharia, já faz um tempo e resolveu estudar na área. Estou cheio de orgulho, é um sonho realizado”, comemora Marcos.

Sorteio – Durante o evento, foi realizado o sorteio de uma réplica em miniatura do dragão da série Game of Thrones, o Dragon, confeccionada em MDF no InovFabLab da Unisanta.