Inscrições para a 10.ª edição dos Jogos Escolares Unisanta de Basquete estão abertas até o dia 30/5 (segunda)

239

A 10.ª edição dos Jogos Escolares Unisanta de Basquete está com suas inscrições abertas até o próximo dia 30/5 (segunda-feira). As escolas interessadas podem entrar em contato com o professor da Faculdade de Educação Física (FEFESP), Leonardo Teixeira, responsável pela organização do torneio, através do número (13) 997194499. O Congresso Técnico será realizado no dia 01 de junho de 2022.

O campeonato acontecerá entre os dias 4 e 11 de junho. As partidas serão disputadas no Ginásio Poliesportivo e no Ginásio Laerte Gonçalves, localizados na Universidade Santa Cecília, Rua Oswaldo Cruz, n.° 277, e Cesário Mota, n.° 3, respectivamente.
Cada instituição escolar deverá inscrever duas equipes com três alunos titulares e um substituto, nascidos entre os anos de 2005,2006 e 2007, formando, assim, quatro alunos no total.

No dia 4, sábado, a cerimônia de abertura terá início às 8 horas, enquanto as partidas, às 8h45. No mesmo dia, haverá um torneio de disputa de três pontos, em que os quatro jogadores de cada equipe inscrita poderão formar uma dupla e jogar esse evento. A participação nesse torneio à parte é opcional.

Como funciona o basquete 3×3? – Ao contrário do basquete tradicional, essa modalidade é disputada em meia quadra de basquete, com uma área demarcada do tamanho normal, incluindo uma linha de lance livre (5,80m) e uma linha de dois pontos (6,75m).

Deverá ser atribuído um ponto a cada arremesso dentro da linha de dois pontos a lance livre. Serão concedidos dois pontos a cada arremesso de trás da linha de dois pontos.

Vale ressaltar que o cronômetro não é interrompido em lances de bola parada ou lance livre e são disputados 10 minutos corridos de jogo. Não há 2.º tempo.

Caso um time marque 21 pontos ou mais, ganha a partida se tal evento acontecer antes do final do tempo regular. Em caso de igualdade ao fim do tempo normal, haverá uma prorrogação, sendo a primeira equipe que marcar dois pontos declarada vencedora.

As medalhas serão concedidas aos dois primeiros colocados e o Troféu ao primeiro colocado dos 10.ᵒˢ Jogos Escolares Unisanta de Basquete.