O evento ocorreu de 5 a 9 de maio e reuniu especialistas, poder público, setor privado, ONGs e sociedade civil
Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH/Unisanta) participaram do 2º Fórum Brasil das Águas, realizado entre os dias 5 e 9 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O evento reuniu especialistas de todo o país para dialogar sobre políticas públicas, mudanças climáticas, uso racional da água, reuso, inovação, regulação e financiamento de obras e serviços essenciais.
Representando a instituição e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, estiveram presentes a Profª. MSc. Alexandra F. P. Sampaio, coordenadora do NPH, e o Prof. MSc. Matheus S. Ruiz, pesquisador do núcleo.
Durante o encontro, a Profª Alexandra apresentou a Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista – um ambiente de monitoramento e previsão meteoceanográfica que inclui a análise em tempo real das chuvas, dos níveis dos rios e do oceano, além das vazões dos principais rios da região – desenvolvido em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS) e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), cuja sede está localizada junto ao NPH- Unisanta.
2º Fórum Brasil das Águas
Organizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), sob o tema Água como vetor de qualidade de vida e de desenvolvimento, o Fórum buscou fortalecer a governança dos recursos hídricos no Brasil, incentivando a cooperação entre diferentes setores da sociedade.
Participaram representantes dos poderes público municipal, estadual e federal, além de membros da sociedade civil, setor privado, ONGs e entidades acadêmicas. Ao longo dos cinco dias, o evento promoveu workshops, reuniões e encontros que abordaram também pautas como educação ambiental, engajamento social e questões de gênero no contexto da gestão da água.
O estado de São Paulo esteve presente por meio da sua Agência de Águas, a Sp Águas, e também do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas.