Os professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Alessandra Seabra e Victor Rosa, participaram, na última sexta-feira (9/5), do I SENAPORT – Seminário Nacional de Pesquisa Aplicada ao Setor Portuário, realizado na sede da Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), com o apoio da Autoridade Portuária de Santos (APS). O evento também contou com a parceria institucional da Unisanta.
Com o objetivo de fomentar a produção científica, promover o intercâmbio de informações e fortalecer a pesquisa aplicada como ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos portos brasileiros, o seminário reuniu representantes de universidades, centros de pesquisa e profissionais do setor logístico-portuário de todo o país.
A professora Alessandra Seabra apresentou os primeiros resultados do Projeto Viabilidade Ambiental, Jurídica e Econômica do Uso da Tecnologia ASEC nos portos de Santos (Brasil) e Huelva (Espanha), no Seminário Nacional de Pesquisa Aplicada, realizado pela Autoridade Portuária de Santos e Cenep – financiadores da iniciativa. O projeto faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Unisanta, que conta com três bolsas de iniciação científica e uma bolsa de doutorado.
Já o professor Victor Rosa exibiu um projeto aprovado junto aos dois órgãos de fomento (APS e Cenep), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Mecânica da Unisanta. Nesse projeto há a participação e parceria com a professora Nelize Maria de Almeida Coelho, do mestrando Alan Alves Theodoro (bolsista do projeto), dos bolsistas de Iniciação Científica, Kauã, Fernanda, Isabella e Matheus, todos graduandos dos cursos de Engenharia da Unisanta.
Pesquisa na Espanha – A professora Alessandra Aloise de Seabra e sua orientada de doutorado, Maria Cristina Gontijo, realizaram, no início do ano, uma série de procedimentos de coleta e análise de dados na Espanha. A atividade faz parte do projeto “Viabilidade Ambiental, Jurídica e Econômica da Tecnologia ASEC nos Portos de Santos (Brasil) e Huelva – Projeto VIAJE”. A iniciativa integra o programa de Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e conta com financiamento da Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep) e da Autoridade Portuária de Santos (APS), com 4 bolsas de iniciação científica e uma de doutorado.
O estudo investiga uma tecnologia inovadora no tratamento de sedimentos dragados Asec, que pode oferecer alternativas mais sustentáveis para a gestão portuária de dragados e fluidos portuários. A coleta de dados na Espanha representa um avanço significativo na pesquisa, permitindo uma avaliação detalhada dos impactos ambientais e da viabilidade da técnica Asec em diferentes contextos portuários. Os resultados do estudo contribuirão para a formulação de políticas mais sustentáveis para o setor, tanto no Brasil quanto na Europa.