NPH informa: Previsão de ondas moderadas e maré acima de 2 metros entre quarta (20) e quinta (21)

251
Figura 1. Resultado do modelo de ondas para quinta-feira (21/mar. 5h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

Devido ao avanço de uma frente-fria ocasionando ventos intensos na região costeira, de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, a previsão é que o mar comece a ficar agitado na tarde de quarta-feira (20/03) e,  na madrugada de quinta-feira,  as ondas podem ultrapassar 2,0 metros na região da Baía de Santos (Figuras 1 e 2).

Além disso, o nível do mar estará elevado. Segundo os resultados dos modelos, para a região da Baía de Santos a maré poderá ultrapassar 1,7m na quarta-feira às 14h30 e na quinta-feira a previsão é que a maré seja ainda maior, ultrapassando 1,9m por volta de 3h30 e 2,0m às 15h30, representando um aumento de 40 e 50cm em relação a tábua de marés, respectivamente (Figura 3). No interior do estuário esse aumento é maior, a previsão é que na quarta-feira às 15h30 o nível do mar ultrapasse 1,9m e na quinta-feira ultrapasse 2,0m durante a madrugada (4h10) e 2,1m no período da tarde (15h50) (Figura 4).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos o estado é de alerta devido à previsão de maré acima de 2,0 metros.

Se a previsão se mantiver não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas. Entretanto, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, que podem se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação, conforme previsto pelos institutos de meteorologia.

Cabe também ressaltar que as informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 11h de terça-feira (19/03/2019). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.