A publicação, do dia 11, traz um pouco do enredo que poderá ser encontrado no livro. Os jornais A Tribuna e Boqnews, além de ouros veículos, também divulgaram o lançamento, que será no dia 26/3

O livro Caminho para ver estrelas, escrito pela educadora e psicóloga Lúcia Teixeira, está sendo divulgado em diversas mídias, entre sites e jornais nacionais e regionais. Nesta terça-feira (19), o site da revista Studio Box, publicou uma matéria a respeito da obra.

O texto começa comentando o espaço da ação. “Numa cidade praiana, que pode ser Santos ou qualquer outra, os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações”.

A história do livro é contada através dos adolescentes Lucas e Ana, que são ‘os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios’.

A matéria ressalta que as metáforas utilizadas na obra, são sobre temas atuais como depressão, poluição, destruição do meio ambiente, loucura, drogas e inclusão. “Além de ter um convívio com fatos históricos, como a Primeira Guerra Mundial, o Holocausto brasileiro, como é chamado o Hospital Psiquiátrico de Barbacena, e momentos da Mitologia”.

Outro ponto salientado pelo texto é a playlist criada para acompanhar os sentimentos e emoções dos personagens, para que o leitor participe de alguma forma da história. Lúcia Teixeira comenta que a ideia surgiu de seus questionamentos sobre o mundo atual.

“Meus temas são sobre questões que me incomodam na realidade e que eu quero mudar; refletem um pouco e complementam as minhas ações como cidadã, mulher, educadora e psicóloga. Escrevendo, fazendo palestras e intervenções em vários locais e meios, eu posso me comunicar e dar voz a outras pessoas que não são vistas ou ouvidas, cujos dramas cotidianos estão aos nossos olhos, mas não são percebidos”, diz.

A Tribuna e Boqnews

O livro também teve divulgação na Coluna Social de Fernanda Lopes, do jornal A Tribuna desta terça-feira (19), que ressalta um dos objetivos da história, que é fazer ‘o leitor viajar em universos paralelos e refletir sobre como criar futuros melhores para a terra e seus habitantes’.

A Coluna Social de Denise Covas, do jornal Boqnews, publicou convidando, para a noite de lançamento e autógrafos do livro, que acontecerão na Universidade Santa Cecília (Unisanta), dia 26 de março. Das 18h 30 às 21h30. No texto, o jornal aborda sobre o enredo e salienta que a obra convida o leitor ‘a pensar, criar e imaginar, alinhando a fantasia com preceitos das Ciências na atualidade e aponta a urgência de um caminho para ver estrelas’.