Participantes da última edição do congresso reunidos no Instituto Superior Técnico, em Lisboa (2019)

Inscrições para o evento ou mais informações podem ser acessadas pelo link: https://xcongressopgzcost.4.events/#/

Entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2021, acontecerá, no formato remoto, o X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, evento sediado em solo brasileiro, no campus virtual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a participação da Unisanta na organização.

“A realização do décimo congresso, que ocorre bianualmente, ainda que de modo remoto devido à atual pandemia, reafirma sua importância para a comunidade acadêmica e para os gestores das zonas costeiras destes países. Sabemos que são muitos os problemas que afetam direta ou indiretamente essas regiões em todo o mundo, portanto manter e aprofundar as discussões técnicas com especialistas destes países possibilita ampliar as perspectivas requeridas sobre a dinâmica desses ambientes e os desafios enfrentados na atualidade”, ressaltou a engenheira e coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, Alexandra F. P. Sampaio, que integra a comissão organizadora do congresso.

Iniciado em 2001, o Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa já se consolidou como um tradicional e respeitável encontro de autoridades do setor (de países com expressão da língua portuguesa como Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, entre outros) onde são discutidos temas e compartilhadas experiências a fim de se solucionar problemas recorrentes em zonas costeiras.

Na última edição, ocorrida em Lisboa, capital de Portugal, em 2019, Alexandra e seu colega Renan Braga Ribeiro, pesquisador, professor e integrante do NPH, participaram apresentando seus trabalhos nas sessões técnicas do evento. A coordenadora do NPH também participou como  Keynote Speaker (oradora principal) apresentando a experiência da cidade de Santos com a utilização de modelos previsionais na gestão da balneabilidade das praias.

O tema principal (mas não exclusivo) do congresso de 2021 é “Desenvolvimento sustentável e a gestão integrada das zonas costeiras e marinhas”, sendo aceitos trabalhos científicos e/ou tecnológicos, que contenham inovações ou que sejam de interesse prático, enquadrados com os temas do congresso (mais informações acesse o link no início da matéria).

Além disso, os trabalhos enviados para o congresso poderão ser submetidos para publicação em um número especial da Revista de Gestão Costeira Integrada (RGCI: http://www.aprh.pt/rgci). As inscrições estão abertas tanto para submissão dos trabalhos quanto para participação em minicursos com especialistas nacionais e estrangeiros.

Datas Importantes:

– Inscrições: a partir de 17 de maio

– Submissão de resumos: de 17 de maio até 19 de setembro de 2021

– Seleção dos resumos e comunicação aos autores: até 15 de outubro de 2021

– Devolução das versões revistas dos resumos: até 31 de outubro de 2021

– Submissão de artigos para a Revista de Gestão Costeira Integrada: até 31 de janeiro de 2022