[Atualização] Previsão de maré alta e mar agitado se mantém, informa o NPH-Unisanta

285

Devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, a previsão de maré alta e mar agitado a partir de hoje se mantém, segundo os modelos numéricos do NPH-Unisanta. Essa previsão indica que o pico da maré será na tarde de sexta-feira (01/04).

A maré poderá atingir 2,0m na Baía de Santos e 2,2m no interior do estuário por volta de 15 horas de sexta-feira, representando aumento de até 70cm em relação à tábua de marés (Tabela 1 e Figuras 1 a 3).

O mar ficará agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul variando de 1,3m a 1,9m de altura significativa entre quinta-feira (31/03) e sábado (02/04; Tabela 1 e Figura 4).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA/AquaSafe Santos

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à previsão de nível do mar acima de 2,0m na região Baía de Santos.

Além disso, a chegada desta frente fria na região, que já provocou fortes pancadas de chuva na noite de quarta-feira (30/03), causa mudança completa na condição de tempo. Segundo a previsão meteorológica da Defesa Civil de Santos, nesta quinta-feira (31/03) temos ventos intensificados e risco de ocorrências de chuva de forte intensidade com característica persistente ao longo do dia de hoje e também no período noturno entre quinta e sexta-feira (01/04), gerando um acumulado elevado de precipitação. Estas instabilidades seguirão atuando sobre a região nos próximos dias, até sábado (02/04), com possibilidade de novos registros de chuvas fortes. No entanto, esta condição deverá perder força gradualmente no decorrer do fim de semana, principalmente a partir do domingo (03/04). Contudo, um volume grande de precipitação é esperado no período, com parte significativa concentrada hoje e chuvas também nos próximos dias (Tabela 2).

Tabela 2 – Precipitação esperada nos próximos dias. Fonte: Defesa Civil de Santos

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos devido à maré elevada e a chuva prevista, principalmente nos períodos de pico de maré.
Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 12 horas de quinta-feira (31/03/2022) com base no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo hidrodinâmico para sexta-feira (01/04), às 15h. A escala de cores representa o nível do mar em metros. Fonte: AquaSafe Santos.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente. Fonte: AquaSafe Santos.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente. Fonte: AquaSafe Santos.
Figura 2. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente. Fonte: AquaSafe Santos.