A presidente do Semesp e da Universidade Santa Cecília, Lúcia Teixeira, recebeu, nesta quarta-feira (30), a Medalha Mietta Santiago por atuação relevante de abrangência municipal, em sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, no Congresso Nacional, em Brasília. O evento encerrou as comemorações do Mês da Mulher na casa, que celebra em 2022 os 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil.

Emocionada, Lúcia Teixeira foi a primeira a receber a medalha. “É uma honra ter sido indicada e votada pela bancada feminina para receber essa homenagem”, disse ela no início de seu discurso. “Minha família abriu mão de tudo para tomar conta de uma escola falida que hoje se transformou em um grande complexo educacional. Minha família me ensinou o valor da educação e hoje estou aqui representando não apenas mulheres, mas também instituições do ensino superior privado que matriculam cerca de 75% dos alunos da educação superior do país”, lembrou a presidente do Semesp, entidade que tem lutado para ampliar o acesso ao ensino superior no país.

Responsável por propor o nome da presidente da Unisanta e Semesp para a homenagem, a deputada Rosana Valle afirma ter sido uma “sessão solene histórica”. “Estivemos aqui na Câmara Federal, eu, parlamentar santista, tendo a honra de entregar uma importante medalha à professora Lúcia Teixeira. É uma grande honra para mim porque foi sempre uma mulher que me inspirou. E, agora, como deputada, tive a chance de homenageá-la. Uma homenagem justa, merecida, para uma mulher que fez e que faz tanto pelas mulheres”.

Medalha

Depois de receber a homenagem, Lúcia Teixeira falou sobre a importância de as crianças, jovens e adultos acreditarem no Brasil, na educação e na política. “É tão desacreditada, em face de tantas histórias que se ouvem. E precisamos acreditar na ética. Então, acho que é importante a gente levar a palavra, a história das pessoas. Eu estou aqui representando e também com coragem”.

A reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, também demonstrou muita alegria com a homenagem. “Estamos muito orgulhosos. Lúcia representa muito bem a figura feminina, porque é uma lutadora. É uma mulher muito simples, idealista, líder. E, por isso mesmo, ela leva toda uma família, todo um estado de educadores, para o bem. E hoje, cumprimentando, quero deixar esse abraço de uma irmã orgulhosa que, ao lado dela, tem tantos aprendizados, como escritora, como educadora, como uma mulher, para o bem. A Lúcia realmente pratica a caridade, sem olhar a quem”.

Honraria

Mietta Santiago é o pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira. Nascida em Varginha (MG), ela questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que isso violava a Constituição então vigente, que não vetava esse voto. Conseguiu, assim, o direito de votar e o de concorrer ao cargo de deputada federal.

A condecoração anual foi instituída por meio da Resolução 21/17 e regulamentada pelo Ato da Mesa 158/17. Destinada a pessoas, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social por iniciativas relevantes em defesa do direito das mulheres no Brasil, a Medalha Mietta Santiago é entregue anualmente em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

As agraciadas de hoje foram escolhidas pela bancada feminina em 2019, mas, devido à pandemia da Covid-19, a entrega da medalha foi adiada.

Além de Lúcia Teixeira, as outras homenageadas foram Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Luciana Lóssio, jurista brasileira, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a senadora Mara Gabrilli e a professora e pesquisadora Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio.

Confira na íntegra a sessão solene em Brasília: